segunda-feira, maio 07, 2012

Genéricos alcançam 25,4% do mercado e atingem patamar recorde.

Os medicamentos genéricos atingiram recorde de participação de mercado no primeiro trimestre deste ano. O número chegou a 25,4%, de acordo com dados da Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos). No mesmo período de 2011 a fatia era de 22,7%.

De janeiro a março deste ano, o valor das vendas somou R$ 2,4 bilhões, alta de 35,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A evolução das unidades vendidas no período foi de 23,5%.

"O Brasil vai bem, [há] mais gente com renda adicional e os medicamentos passam a ter um papel importante. E o genérico é que vai fazer com que todo mundo possa comprar remédios", diz o presidente da associação, Odnir Finotti. Segundo Finotti, a previsão é chegar ao final do ano com uma participação de mercado de 30%.

De acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias de Drogarias), que abrange as 28 maiores redes de farmácias do país e uma rede de supermercados, as vendas de genéricos cresceram 170% de 2007 a 2011.

Festa de aclamação à Miss e ao Mister 2012 movimentou Carnaúba dos Dantas neste domingo.


Com grande parte da comunidade carnaubense marcando presença na NOITADA DE ACLAMAÇÃO AO MISTER E MISS CARNAÚBA DOS DANTAS 2012, faltou espaço para tanta gente elegante na concorrida e superlotada festa de aclamação ao casal RAUL NETO e ESTELA FERNANDA.

Amigos da cidade de Acari e Equador se fizeram presentes com delegações, trazendo um brilho bem especial ao evento, onde Misteres e Misses 2011 e 2012, das referidas cidades desfilaram ao público presente, num verdadeiro show de elegância, sendo ovacionados por aqueles que prestigiaram a festa. E como não poderia ser diferente, um dos grandes momentos da noite, foi à despedida de Marcos Paulo e Flávia Myrelle, Mister e Miss Carnaúba 2011, que expressaram suas despedidas num bonito desfile.

Após as apresentações de destaques e convidados, o estilo e a beleza dos atuais representantes carnaubenses, RAUL NETO e ESTELA FERNANDA, preencheram o ambiente, fechando a concorrida e elegante noitada de festa. Em clima de satisfação a sociedade presente aplaudiu de pé, demonstrando aprovação ao Mister e Miss 2012, da ordeira cidade do Monte do Galo.

Bombeiros abrem inscrições para Curso de Socorros de Urgência.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Socorros de Urgência do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Coordenado pelo Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento da instituição, o Curso é dedicado aos profissionais de segurança pública que queiram se capacitar em diferentes situações de urgência e emergência, na área do atendimento pré hospitalar.

Os alunos que realizam o Curso do Corpo de Bombeiros são submetidos a uma variedade de disciplinas que o deixarão aptos a serem socorristas, entre elas: Noções de Anatomia, Emergências Clínicas, Traumas, Afogamento, Avaliações Primárias e Secundárias, Cinemática do Trauma e Parto de Emergência.

Periodicamente, o Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros Militar abre inscrições do curso de socorros de urgências (CSU). Os interessados podem obter mais informações na Base Aérea de Natal, Setor Oeste. AV. Dr. Luiz Antônio, CEP: 59.148-900 – Parnamirim/RN, pelo telefone (84) 3644-6400, ou com o Tenente Alexandre Costa, através do 9160-4496. As vagas são limitadas.

Candidatos denunciam violações em provas da Polícia Federal.

Candidatos que fizeram as provas do concurso para a Polícia Federal, um dos mais esperados do ano, ficaram indignados diante da violação das provas na sala 2682 da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec), em Brasília. Segundo o servidor público Heitor Martins, 34 anos, que fez a prova no local, às 13h as avaliações já estavam em cima das mesas, sendo que as provas só poderiam ser entregues às 14h, como previa o edital. Ao perceber a irregularidade, cerca de 15 candidatos filmaram a situação por meio de um celular e decidiram registrar um Boletim de Ocorrência na 12ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga. O certame prevê o preenchimento de 500 vagas para agente de nível superior, e 100 para papiloscopista, de nível médio. O salário pode chegar a R$ 7,5 mil. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) negou a violação.

"O concurso perdeu a credibilidade", afirmou Heitor. Ele contou que os fiscais não queriam assumir que as provas estavam sobre a mesa. O grupo chamou uma delegada e as provas foram recolhidas. "Os funcionários da organização se fizeram de desentendidos, diziam que não era a prova. Pegaram as provas, colocaram dentro do pacote e entregaram novamente. Não adiantou nada", lamentou.

Só queria ter matado um, diz rapaz que degolou 7 pessoas em GO.

O jovem Aparecido Souza Alves, 23, afirmou em entrevista à Folha que matou e degolou sete pessoas na pequena cidade de Doverlândia, no oeste de Goiás, porque queria roubar o dono da fazenda, seu ex-patrão. "Já tinha matado um, tive de acabar com o serviço", afirmou.

A informação está em reportagem de Afonso Benites publicada na edição desta segunda-feira da Folha.
A versão de que os crimes foram cometidos por "ganância", como ele mesmo diz, é mais uma que o desempregado dá para o crime. À polícia já havia apresentado oito versões diferentes --em uma, disse ter sido contratado pelo futuro sogro de Leopoldo, filho do pecuarista, que também foi morto.

Com ar cansado, um olho roxo e a barba por fazer, Alves está preso sozinho em uma cela da Delegacia de Homicídios de Goiânia. Ele foi transferido porque moradores de Doverlândia queriam linchá-lo.

Traqueostomia do cantor Pedro Leonardo é realizada com sucesso.

Na tarde desse domingo (6), o cantor Pedro Leonardo Dantas da Costa, foi submetido a uma traqueostomia no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. O boletim médico divulgado informa que o procedimento ocorreu com sucesso e sem intercorrências.

Diz o boletim: "O Sr. Pedro Leonardo Dantas da Costa permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O estado geral do paciente continua estável. Pedro Leonardo foi submetido a uma traqueostomia ontem, às 17h, com sucesso, sem intercorrências".

Para quem não sabe, Traqueostomia é um procedimento realizado quando um paciente passa muito tempo respirando com a ajuda de aparelhos. A medida tem como objetivo mudar a posição do tubo de ar e não interferir mais em suas cordas vocais. Ela muda o local dos aparelhos que ajudam o paciente a respirar.

Lei Seca será tema de audiências públicas no STF nesta semana.

As implicações legais entre direção e bebida, regulamentadas pela Lei Seca desde 2008, serão discutidas no Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de hoje (7), em duas audiências públicas. As audiências são debates realizados antes do julgamento para esclarecer questões técnicas e científicas que ultrapassam a esfera jurídica em temas de grande impacto social.

As audiências foram convocadas pelo ministro Luiz Fux para dar respaldo ao julgamento de uma ação de inconstitucionalidade contra a Lei Seca. A ação foi protocolada pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel) e questiona diversos dispositivos da lei.

Cerca de 30 conferencistas deverão comparecer ao STF para debater o efeito do álcool sobre o motorista, a venda da bebida à beira das rodovias e a aplicação da lei até agora. Estão inscritos representantes de órgãos governamentais e não governamentais, autoridades, especialistas em trânsito e da área médica e jurídica.

As audiências serão abertas ao público e ocorrem a partir das 15h, na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF, em Brasília. Elas também serão transmitidas ao vivo pela TV Justiça e pela Rádio Justiça.

No fim de março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que o bafômetro e o exame de sangue são os únicos meios de provar embriaguez ao volante. Segundo a decisão, exames clínicos e provas testemunhais não podem ser usadas em ações penais contra quem dirigiu embriagado. No entanto, o entendimento do STF será a palavra final sobre o assunto.

Brasileiros abocanham 2º lugar em usuários do Facebook.

Já não bastasse ocupar o terceiro lugar no mês passado, o Brasil conquistou na última quinta-feira (3), o posto de segundo país com maior número de pessoas no Facebook, cerca de 46 milhões. A nova marca ultrapassa assim a Índia, que até então detinha a medalha de prata - com seus 45,7 milhões de usuários. O récorde coloca os brasileiros atrás apenas dos Estados Unidos (terra natal da rede social), com 157 milhões de usuários, de acordo com dados da pesquisa do site SocialBakers, divulgados em portais especializados.

O estudo aponta ainda que nos últimos três meses, o Facebook cresceu mais de 22% no Brasil, enquanto que no país asiático, e agora terceiro lugar em número de utilizadores, apenas 5%. O número é reflexo também do quantitativo de usuários do Orkut que migraram para a rede social de Zuckerberg, já que em novembro do ano passado, esta já era mais popular entre os brasileiros que a primeira.

Dilma cumprimenta Hollande por vitória nas eleições.

A presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem ao presidente eleito da França, François Hollande, pela vitória nas eleições desse domingo (6). Ela disse estar segura de que ambos poderão compartilhar posições nos foros internacionais que permitam inverter políticas recessivas.

"Estou segura de que poderemos compartilhar posições comuns nos foros internacionais – entre eles o G20 – que permitam inverter as políticas recessivas, ainda hoje predominantes, e que, no passado, infelicitaram o Brasil e a maioria dos países da América Latina", ressaltou Dilma na mensagem encaminhada a Hollande na noite de ontem (6), depois que as pesquisas de boca de urna indicaram a vitória de Hollande. Na França, o resultado da boca de urna é considerado confiável

A presidenta disse ainda que acompanhou com interesse as propostas de campanha de François Hollande, de vencer a crise com políticas que favoreçam o crescimento, o emprego, a inclusão e a justiça social.

Ela manifesta também na nota o interesse de dar continuidade à cooperação entre o Brasil e a França e encerra a mensagem convidando Hollande para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

Computador de Carolina Dieckmann passará por perícia.

O advogado da atriz Carolina Dieckmann, Antonio Carlos Almeida Castro, conhecido como Kakay, informou que um inquérito será aberto na Polícia Civil nesta segunda-feira, dia 7, para investigar o vazamento de fotos íntimas da atriz. Segundo ele, Dieckmann prestará depoimento e entregará seu computador para perícia na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, no Rio de Janeiro.

Desde a última sexta-feira, foram publicadas na internet diversas fotos em que a atriz aparece nua e em situações de intimidade. Castro informou que já identificou o site onde o material foi hospedado pela primeira vez. O conteúdo está publicado em um domínio da Inglaterra, que foi contatado pelo advogado, que solicitou a retirada do material. "Eles alegam que precisamos comprovar a autoria das imagens para que as fotos sejam retiradas do site. É comum nesses sites de conteúdo pornográfico a hospedagem em outros países", afirmou.

Apesar de afirmar que não existem suspeitas sobre o vazamento das imagens, Castro confirmou que o computador da atriz passou por manutenção há pouco tempo e que o conteúdo pode ter sido copiado. Carolina Dieckmann vinha sendo chantageada há cerca de um mês, por e-mail. As mensagens cobravam da atriz o valor de R$ 10 mil para que as imagens não fossem divulgadas. "Ela não cedeu em momento algum. Agiu com muita dignidade neste caso que pode ser emblemático. Chantagem é algo que nunca tem fim", afirmou o advogado.

O caso será registrado nas áreas cível e criminal. De acordo com o advogado, a atriz pedirá na justiça reparação por danos a sua imagem, assim que o culpado for identificado. Além disso, Castro pedirá uma liminar para impedir a publicação das fotos sob pena de multa diária. Na área criminal, o caso será enquadrado como furto e tentativa de extorsão, já que não há na legislação brasileira a tipificação de crimes virtuais.

"Não existe uma legislação forte e específica para este tipo de crime. Existem muitos projetos tramitando, mas ainda estamos muito atrasados em relação a isso", afirmou Castro. "É preciso ter seriedade sobre essa questão. É uma exposição excessiva da imagem, inclusive de seu filho. Ela quer preservar sua intimidade e os direitos de sua família."

PM registra tentativa de homicídio em Parelhas.

Foi registrada por volta das 17h desse Domingo (06) mais uma tentativa de homicídio na cidade Parelhas. O crime foi registrado na rua Tenente Jonatas, no Bairro Cruz do Monte.

Segundo informações da Polícia Militar, um homem identificado como Antônio Anástacio Diniz, está sendo acusado de ter efetuado aproximadamente três disparos de arma de fogo contra João Eufraziano de Araújo Filho, 42 anos,

O acusado alega que João Eufraziano chegou na sua residência armado com uma faca tentando matar a esposa de seu filho, identificada como Elisângela. Já João Eufrazino diz que desconhece o motivo pelo qual o acusado efetuou os disparos contra a vítima.

A Policia Militar foi acionada esteve no local e conseguiu deter os dois envolvidos.

As manchetes dos jornais desta Segunda.

Globo: Socialista derrota Sarkozy e fala em recomeço na Europa
Folha: França elege presidente socialista
Estadão: Após 24 anos, França elege socialista
Correio: Os sem-direção
Valor: Juro baixo traz cenário inédito para aplicações
Estado de Minas: Minas de contrastes
Jornal do Commercio: Melhor para o Leão (Págs. 1 e Esportes)
Zero Hora: Ensino e emprego seguram os jovens no interior do Estado
Diário do Nordeste: Adolescentes matam em troca de drogas



sexta-feira, maio 04, 2012

RN terá I Fórum de Mobilização Social pela Educação.

Com o tema “Qualidade da Educação” será realizado o I Fórum Estadual de Mobilização Social pela Educação, idealizado pelo Ministério da Educação e Cultura. Na ocasião, estarão presentes consultores do MEC, entidades locais ligadas ao tema e a deputada estadual Gesane Marinho (PSD), que irá representar a Assembleia Legislativa. O evento será sediado no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, de terça-feira (8) até quinta (10). São esperados cerca de 150 participantes por dia, entre educadores e comunidade.

Organizado Comitê de Mobilização Social pela Educação do RN em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), o Fórum terá palestras, oficinas, exposição de trabalhos e a apresentação cultural de alunos da Escola Estadual Hegéssipo Reis. A iniciativa tem como objetivo principal socializar questões ligadas ao ensino e educação com a comunidade.

O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado do Brasil a aprovar a Lei que institui a Semana de Mobilização Social pela Educação, da qual Gesane Marinho é autora. Esse feito, aliado ao empenho dos membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação, colocou o RN como o estado de destaque na seção dedicada ao tema no site do MEC.

Proposta proíbe uso de celulares em agências bancárias.

Tramita na Câmara projeto que proíbe o uso de celulares em agências bancárias. A proposta (Projeto de Lei 3369/12), do deputado Miriquinho Batista (PT-PA), altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97). A intenção é reduzir crimes de sequestro relâmpago e de “saidinha de banco”, quando um criminoso que se encontra no interior de um estabelecimento bancário repassa informações para seus cúmplices sobre correntistas que estão efetuando saques na agência.

A proibição vale para postos bancários e demais áreas onde haja caixas eletrônicos. Os bancos deverão, segundo o projeto, colocar cartazes de avisos aos clientes. O uso dos celulares será permitido somente em casos de emergência autorizados pelo gerente da agência.

Quem descumprir a medida poderá ter seu celular apreendido, a pedido do gerente, e devolvido na saída do local. O banco que não sinalizar a proibição nas agências ou não apreender o celular em uso deverá pagar multa de R$ 5 mil ou o dobro em caso de reincidência.

De acordo com o autor da proposta, cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Teresina aprovaram leis municipais restringindo o uso de celulares. “Ao estender para todo o País a proibição de uso do celular nas agências bancárias, estaremos contribuindo para reduzir a incidência das ações criminosas”, acredita Batista.

Baixo nível de testosterona aumenta diabetes em homens.

O baixo nível de testosterona está relacionado a uma resistência à insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar do organismo, segundo estudo da Universidade de Edimburgo. A testosterona age sobre as células de gordura através de moléculas conhecidas como receptores de andrógenos, que permitem que a testosterona ative genes ligados à obesidade e diabetes. A descoberta pode explicar ainda porque homens mais velhos têm mais risco de desenvolver diabetes, já que os níveis de testosterona diminuem com a idade.

— Sabemos que homens com baixos níveis de testosterona são mais vulneráveis à obesidade, o que também pode desencadear o diabetes. Este estudo mostra que a baixa do hormônio é um fator de risco para o diabetes não importa o quanto a pessoa engorde: conforme os homens envelhecem a testosterona diminui. E isto, com o aumento da obesidade, aumentará a incidência de diabetes — explica o endocrinologista Kerry McInnes, da Universidade de Edimburgo.

No estudo, camundongos que não tinham os receptores de andrógenos nos tecidos gordos mostraram mais sinais de resistência à insulina que outros camundongos e também se tornavam mais gordos e desenvolviam total resistência à insulina quando os dois tipos de camundongos eram alimentados em um regime de muitas calorias.

Os pesquisadores acreditam que a proteína RBP4 tem papel crucial para regular a resistência à insulina quando a testosterona está comprometida. Para eles, a descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos que regulem a produção dessa proteína e reduzam o diabetes em homens com baixa de testosterona.

Pastor de SC é condenado a pagar R$1,5 mil por chamar mulher de "filha do diabo".

A Justiça de Santa Catarina condenou um pastor de igreja pentecostal ao pagamento de indenização de R$ 1,5 mil por danos morais a uma vizinha do templo, a quem ele chamou de “filha do diabo”.

Segundo o Tribunal de Justiça do estado, as ofensas foram feitas na hora do culto, quando a mulher conversava no portão de sua casa com a filha e o namorado dela. O pastor ainda disse que a vizinha precisava “se tratar com Deus”.

O líder religioso alegou “legítima defesa da igreja e da própria fé que professa”. Disse, também, que a mulher sempre debochava dos frequentadores da igreja, mas não houve testemunha que confirmasse esse comportamento.

Ao lado de Dilma, Lula recebe títulos de doutor honoris causa no Rio.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira títulos de doutor honoris causa das cinco universidades públicas fluminenses: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia.

Sucesso de público, Rei Davi entra para a história da TV.

Após cerca de três meses e 30 capítulos, Rei Davi chegou ao fim ontem quinta-feira (3). Exibida nas noites de terça e quinta, a superprodução foi sucesso de público, tendo liderado a audiência por mais de 20 vezes, e entrou para a história da teledramaturgia.

Rei Davi foi uma releitura da autora Vivian de Oliveira e de seus colaboradores sobre a história de Davi, um humilde pastor de ovelhas que se torna rei. Um dos pontos altos da produção foi a fidelidade à Bíblia, sem deturpar nem tirar nenhum fato de contexto.

Renata Dominguez, que viveu Bate-Seba – esposa preferida de Davi (Leonardo Brício) e mãe de Salomão – já está com saudades da minissérie.

— Fica um vazio depois do fim, a gente sente falta após tanto tempo vivendo os personagens.

Algumas cenas inesquecíveis marcaram a minissérie, como a luta de Davi (Leonardo Brício) contra Golias (Atalaia Nunes), a primeira noite de amor de Davi e Bate-Seba, a chegada de Mefibosete (Vítor Hugo) ao palácio de Davi, a tentativa de assassinato de Salomão e a luta entre os exércitos de Davi e de seu filho Absalão (Leo Rosa).


Rei Davi teve seu pico de audiência em São Paulo no dia 23 de fevereiro, com 16 pontos contra 10 da Globo. No mesmo dia, no Rio de Janeiro, marcou 21 pontos contra 14 da maior concorrente.

Estudo mostra que 15 milhões de bebês nascem prematuros por ano no mundo.

Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo. Mais de 1 milhão deles morrem dias após o parto. A prematuridade é a segunda causa de morte de crianças com menos de 5 anos de idade, ficando atrás somente da pneumonia. De acordo com o estudo, 75¨% poderiam ser salvos com adoção de medidas simples, como aplicação de antisséptico e antibióticos para evitar infecções.

O Brasil e os Estados Unidos estão entre os dez países com os maiores números de partos prematuros. O Brasil aparece em décimo lugar, com 279 mil partos prematuros por ano (antes de 37 semanas de gestação). A taxa brasileira é 9,2% dos bebês prematuros, igual à da Alemanha e inferior à dos Estados Unidos, que chega a 12%.

Elaborado por 50 organizações, o relatório apontou que a incidência dos partos prematuros é maior nos países pobres, cerca de 12%, e pouco menor nas nações mais desenvolvidas, 9%. Porém, destaca que a prematuridade não é um problema somente das regiões pobres do mundo.

Nos países ricos, os partos prematuros estão relacionados ao fato de as mulheres terem filhos com mais idade, uso de técnicas e remédios para fertilidade que resultam em múltiplas gestações (trigêmeos, por exemplo) e os partos excessivos por cesariana. Nas nações pobres, o aumento da taxa é por causa de infecções como malária, aids e gravidez na adolescência.

Entre as menores taxas estão a Bielorrúsia, o Equador, a Croácia e Samoa.

O Ministério da Saúde brasileiro disse que uma das metas do programa Rede Cegonha, lançado no governo de Dilma Rousseff, é reduzir o índice de prematuros, com a oferta de um acompanhamento pré-natal de qualidade.

Natal deve ganhar um Terminal Marítimo de Passageiros em 2013.

Até o segundo semestre de 2013, Natal vai ganhar um Terminal Marítimo de Passageiros. A Ordem de Serviço da obra foi assinada numa solenidade que aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), no Armazém nº 4 do Porto de Natal, no bairro da Ribeira. A obra do Governo Federal faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi assinada pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino.

“Nós vamos construir sete novos terminais no Brasil: em Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Esses terminais vão servir para que essas cidades possam receber navios que, principalmente durante a Copa do Mundo, servirão como hotéis flutuantes”, explicou o ministro Leônidas Cristino. “Isso representa um legado extraordinário que ficará para a cidade, para o Estado, além de proporcionar melhores condições para receber bem o turista”, concluiu.

Médicos poderão ser obrigados a emitir receita eletrônica.

A Câmara analisa proposta que obriga os médicos de cidades com 200 mil habitantes ou mais a emitir receita digitada e rastreável eletronicamente, por meio de código de barras. A medida, que está prevista no Projeto de Lei 3344/12, valerá também para médicos de cidades menores, desde que eles receitem medicamentos subsidiados pelo governo por meio do programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde.

O autor da proposta, deputado Ademir Camilo (PSD-MG), explica que esse tipo de receita, que deverá ser acessada por meio de sistema integrado entre médicos, farmácias e órgãos governamentais de fiscalização, deve evitar erros de interpretação em razão da caligrafia.

Além disso, segundo ele, a medida impede fraudes na concessão dos benefícios do programa Farmácia Popular, que prevê ressarcimento de recursos à rede privada de farmácias aderentes. De acordo com Camilo, algumas farmácias vêm registrando vendas falsas, com o uso indevido de dados de pacientes e médicos, para obter o ressarcimento devido pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, esse tipo de fraude já causou um prejuízo de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

Itens obrigatórios.
A proposta também especifica os itens obrigatórios em cada receita médica, seja ela digitada ou manual: identificação do paciente (nome, número do documento oficial, idade e, se necessário, peso); identificação do medicamento, com concentração, dosagem, forma farmacêutica e quantidade; modo de usar ou posologia; duração do tratamento; local e data da emissão; assinatura e identificação do médico com o número de registro no respectivo conselho profissional; e espaço em branco para preenchimento, pela farmácia, do número do lote e do prazo de validade do medicamento.

De acordo com o projeto, as receitas também deverão indicar se o medicamento prescrito é genérico ou de marca. Neste caso, o nome do medicamento genérico também deverá constar do documento.

Perlla abandona funk e lança carreira evangélica.

Segundo notícia publicada pelo site EGO, a cantora Perlla não é mais funkeira e prepara, sim, uma carreira gospel que deverá ser lançada no segundo semestre de 2012. A informação foi confirmada nessa quinta-feira, 3, pela assessoria da cantora.

“Ela não podia falar antes por questões contratuais. Ainda tinha compromissos a cumprir, shows, mas agora está totalmente voltada para a carreira gospel. A pré-produção do CD começou em dezembro, ele está na fase final e vai ser lançado no segundo semestre de 2012”, disse.

Ainda segundo a assessoria, Perlla, que nasceu em um lar evangélico, teve receio de abandonar a carreira no funk, mas queria um novo começo.

Teste de DNA é uma das novidades do Ação Global 2012.

Órgãos como Ministério Público e Defensoria Pública do Estado terão um plantão jurídico no local e, quando necessário, solicitarão na hora a realização de exames de DNA para auxiliar na resolução dos casos que estarão sendo analisados. “Nossa equipe estará no local e fará a coleta do material biológico na hora. Os resultados dos exames sairão em no máximo 15 dias, e depois disso serão encaminhados ao juiz responsável pelo caso, que dará sequencia ao processo”, explica Andrea Fernandes, uma das diretoras do laboratório DNA Center, que realizará os procedimentos.

Outros serviços jurídicos, como casamento comunitário e ajustes em certidões de nascimento e de óbito, também serão oferecidos nesta edição. A saúde também terá destaque com vacinação contra a gripe; realização de

exames de glaucoma; atendimentos fisioterápicos, de enfermagem, nutricional e de Clínica Geral; autoexame de mama; Odontologia para bebês; avaliação sobre Circuito Saúde (glicose, aferição de pressão, altura, peso, índice de massa corpórea) e distribuição de material educativo.

A ação será das 08h às 18h, e a comunidade poderá usufruir, ainda, de atividades sociais e de cidadania, esportivas, artísticas e de lazer.

Um em cada cinco homens se recusa a fazer exame de próstata.

Maior serviço público de urologia do estado de São Paulo, o Centro de Referência em Saúde do Homem atendeu 15 mil pacientes para consultas de oncologia e patologias da próstata em 2011. Desse total, 20% se recusaram a passar pelo exame retal para diagnóstico do câncer de próstata.

O coordenador do centro de urologia, Cláudio Murta, alerta que certos tumores só são detectados por meio do exame do toque, como é popularmente conhecido. Para ele, o percentual de homens que deixam de se submeter ao procedimento “é alto e preocupante”. “A gente sabe que o câncer de próstata é o mais comum que afeta os homens”, lembrou.

“Existe uma questão cultural de os homens acharem que, ao fazer o toque retal da próstata, vão perder a masculinidade”, acrescentou Murta sobre as razões que levam os pacientes a evitar o exame. Há ainda, segundo o médico, outros fatores, também culturais, que fazem com que o homem não cuide da saúde. “Tem uma questão também do homem, por ser o provedor da casa e não querer faltar ao trabalho para ir ao médico”, ressaltou.

Essas resistências vêm, entretanto, sendo vencidas ao longo do tempo, de acordo com Murta. “O que a gente percebe na prática clínica é que nos últimos dez, 15 anos, vem caindo gradativamente o número de homens que se recusam a fazer o exame. E isso se reflete nos números de diagnóstico precoce de câncer de próstata”, destacou o especialista.

A identificação da doença nos estágios inciais facilita o tratamento e o torna menos invasivo. A partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer um check-up anual. “Podemos afirmar que os homens estão mais conscientes e, por influência da esposa e dos filhos, buscam mais ajuda médica. Mesmo assim, eles ainda vivem menos do que as mulheres” diz Murta, ao alertar que o público masculino precisa dar mais atenção à saúde.

Estudo indica que falta de exposição ao sol pode causar miopia.

Trocar atividades ao ar livre por estudos e brincadeiras em ambientes fechados explicaria porque nove entre dez jovens prestes a deixar a escola nas grandes cidades da Ásia são míopes, afirmam os autores de um estudo que será publicado nesta sexta-feira.

Nem fatores genéticos, nem o aumento de atividades como a leitura e a escrita deveriam ser culpados, sugerem os autores da pesquisa, mas apenas a falta de exposição ao sol.

Acredita-se que a exposição aos raios solares estimule a produção de dopamina, substância que evita que o olho cresça alongado, distorcendo o foco de luz que entra no globo ocular.

"Está bem claro que é a luz brilhante que estimula a liberação de dopamina que previne a miopia", explicou o pesquisador Ian Morgan, da Universidade Nacional Australiana, a respeito das descobertas, publicadas na revista médica The Lancet.

Por ora, o estudante médio de ensino básico de Cingapura, onde nove em dez adultos são míopes, passam apenas 30 minutos ao ar livre todos os dias, enquanto na Austrália, onde a prevalência de miopia entre crianças de origem europeia é de cerca de 10%, os estudantes passam cerca de três horas em ambientes externos.

Cantor Pedro apresenta melhora na função renal.

A família do cantor Pedro Leonardo Dantas teve mais uma boa notícia no fim da tarde dessa quinta-feira: o artista apresentou recuperação da função renal, segundo último boletim médico. Segundo o Hospital Sírio Libanês, onde está internado, o estado geral de Pedro mostra evolução satisfatória e o quadro neurológico continua estável.

A esposa do cantor, Thaís Gebelein, comemorou a notícia no Twitter: “Mais um degrau!!!”, disse. O primo e dupla de Pedro, Thiago Costa, também falou sobre a recuperação no microblog: “Meu primo esta voltando,gloria a deus!”, postou ontem.

Pedro está internado desde o dia 20 de abril, quando sofreu um acidente de carro próximo à divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás.

Rosalba é novamente trends topics do twitter nesta sexta .

Após críticas a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com a hashtag #RosalbaVergonhaDoRN, um dos assuntos mais comentados do twitter na última terça-feira, dia do trabalho, uma nova frase, dessa vez de cunho positivo, conquistou o trends topics do micro-blog. A frase #AcreditonoRNcomRosalba é o assunto mais comentado do twitter Brasil na manhã desta sexta-feira, 4. Um novo Twitaço com os seguidores do Fora Rosalba estaria marcado para esta tarde.

Em resposta aos mentions da última terça, caso que ficou conhecido popularmente como "twitaço", a governadora emitiu uma nota pela rede social afirmando que foi vítima de um movimento orquestrado em Mossoró. "Ainda não estamos fazendo o governo que desejamos, e tenho certeza, vamos realizar. Democraticamente, entendo a impaciência de muitos e até o oportunismo de outros", afirmou a governadora.

A governadora participa na manhã desta sexta da cerimônia da assinatura da ordem de serviços do terminal turístico de passageiros, no Porto de Natal.

Morre aos 91 anos, o cantor sertanejo Tinoco.

Internado no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, na quinta-feira (3), com quadro de insuficiência respiratória, o cantor José Perez, popularmente conhecido como Tinoco, morreu na madrugada desta sexta-feira (4).

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, Tinoco - de 91 anos - foi levado para uma sala de emergência, e em seguida transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas acabou não resistindo e falecendo.

Segundo informações do telejornal Bom Dia Brasil, da Globo, o velório do cantor será realizado às 10h, no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, na Zona Leste da Capital. O enterro está programado para às 17h no Cemitério Vila Alpina, também na Zona Leste de São Paulo.

Trajetória.
Nascido em Pratânia, no interior de São Paulo, ele formava dupla sertaneja com o irmão, João Salvador Perez, o Tonico. Juntos rodaram o país e venderam mais de 150 milhões de discos, até a morte de Tonico, em 1994.

Entre seus maiores sucessos estão: Chico Mineiro, Moreninha Linda e Passos da Vida.

Envolvido em tiroteio que deixou bebê e mãe feridos é preso em Baraúna.

Policiais da Delegacia de Polícia Civil da cidade Baraúna, comandados pelo Bacharel Marcio Lemos, prenderam no final da tarde dessa quinta-feira(03), Teveson Silva de Abreu, 19 anos, acusado de envolvimento no tiroteio que deixou quatro pessoas feridas na cidade. Foram baleados Maria das Dores Gomes, 33, e seu filho de 18 dias. Na ocasião, José Erivan de Moraes, um dos responsáveis pela troca de tiros, foi atingido com um tiro no braço esquerdo, e um na coxa esquerda e direita.

Teveson Silva de Abreu, foi conduzido para a delegacia de plantão em Mossoró, onde os procedimentos de flagrante foram realizados. O jovem confessa a autoria dos disparos e diz que estava sendo ameaçado por Erivan, que já havia tentado contra sua vida outras vezes.

A Polícia Militar de Baraúna recebeu informações que a desavença envolvendo os dois jovens teve início no momento da partilha do produto de um roubo, quando um deles tentou "passar a perna".

Teveson disse na delegacia que estava conversando com Erivan sobre as ameaças que ele vinha fazendo. De acordo com a versão do acusado, Erivan disse que ele iria morrer do mesmo jeito que seu pai(referindo-se à morte do policial militar, Abreu, pai de Teveson).

IFRN promove colação de grau do ensino técnico subsequente.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia(IFRN) Campus de João Câmara, realizou na tarde desta quinta-feira(3) solenidade de colação de grau das primeiras turmas dos cursos técnicos subsequentes de Cooperativismo e Informática.

A solenidade aconteceu no ginásio poliesportivo José Soares da Câmara e foi presidida pela diretora geral do Instituto professora Sônia Cristina e contou com a presença do reitor em exercício do IFRN, o presidente da Câmara municipal, Pedro França, representante da deputada Fátima Bezerra(vereador Aldo Torquato), secretária de educação do município, Andreia(representando o prefeito Vavá) e representante da 16ª Dired.O mestre do cerimonial, foi o professor José Aldo.

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: Demissão de Domício não acaba com a crise
Tribuna do Norte: CRM vai exigir fim de improvisação de leitos de UTI no HWG
Globo: Poupança renderá menos para os juros caírem mais
Folha: Dilma corta ganho da poupança
Estadão: Governo cria gatilho para poupança
Correio: Gatilho na poupança para derrubar juros
Valor: Poupança muda e juro real cai a 2,45%, o menor desde o Plano Real
Estado de Minas: Encolheram a poupança
Jornal do Commercio: Regra para rendimento da poupança muda hoje
Zero Hora: Limite na poupança deve ter efeito já no final deste mês
Diário do Nordeste: A partir de hoje nova regra muda o ganho da poupança



quinta-feira, maio 03, 2012

Inscrições para seleção de Instrutores e Monitores do CFO seguem até dia 11.

O Diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, Coronel PM Ângelo Mário de Azevedo Dantas, torna público o cadastramento e a seleção de Instrutores e Monitores do Curso de Formação de Oficiais - 3º ano (2º semestre).

Para se inscrever na seleção, o candidato deverá apresentar o Requerimento de Inscrição e o Currículo Lattes, o qual passará por uma avaliação curricular, levando em consideração a comprovação de experiência em sala de aula e a atuação como Instrutor ou Monitor na Academia de Polícia Militar, caso já tenha lecionado na Unidade.

Para inscrever-se como Instrutor, o candidato deverá ser Oficial da PMRN ou CBMRN, e, para realizar a inscrição como Monitor, o candidato deverá ser Sargento ou Subtenente de qualquer das duas Corporações Militares Estaduais.

As disciplinas disponíveis para a inscrição são: Legislação Penal Especial (45h) Geoprocessamento (30h) Comunicação Social (30h) Treinamento Físico Militar VI (45h) Trabalho de Comando (45h) Teoria do Policiamento Comunitário (45h) Gerenciamento de Crises (45h) Investigação Policial (30h) Medicina Legal (45h) Liderança e Gerenciamento de Equipes (60h) Organização e Processos (30h) Oratória (30h) Criminalística (45h) e Tiro Policial IV (45h).

As inscrições poderão ser realizadas no período de 02 a 11 de maio, no horário das 8h às 12h, na Divisão de Ensino e Pesquisa da Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire de Andrade, localizada na avenida Alexandrino de Alencar, s/n, Lagoa Seca.

Tiroteio no interior deixa bebê de 18 dias e mais dois feridos.

Um tiroteio por volta das 20h deixou três feridos, dentre eles, um bebê, em Baraúnas, região Oeste potiguar, distante 317 km de Natal, nesta quarta-feira, 02. Durante uma confusão na rua Ancelmo Leandro, centro da cidade, um homem tentou atirar contra outro, que tentou fugir e entrou em uma residência, onde se encontrava Maria das Dores Gomes, 33, e seu filho de 18 dias. Segundo informações do soldado Dênyo, José Erivan de Moraes foi atingido com um tiro no braço esquerdo, e um na coxa esquerda e direita. Maria das Dores também foi baleada na coxa direita e seu bebê, com um tiro na região pélvica. O autor dos disparos não teve o nome confirmado.

A situação mais grave é do bebê, que foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O comandante do policiamento da cidade solicitou reforço ao Ciosp em Mossoró. Policiais do Grupo Tático Operacional se deslocaram para a cidade na tentativa de capturar o acusado.

Oscar Niemeyer é internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, foi internado no fim da noite dessa quarta-feira, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Iinformações preliminares dão conta de o estado de saúde não é grave. Ainda não se sabe quais serão os exames aos quais o arquiteto será submetido.

O hospital informou que irá divulgar uma nota com mais informações na manhã desta quinta-feira. No ano passado, Niemeyer passou 12 dias internado no mesmo hospital para tratar uma infecção urinária.

Universidade Cândido Mendes oferece Pós-Graduação em João Câmara.

Pra quem terminou a sua graduação, licenciatura ou curso tecnológico e reside nas cidades de João Câmara, Bento Fernandes, Jandaíra, Parazinho e Poço Branco, a Universidade Cândido Mendes, credenciada pelo MEC está oferecendo cursos de pós-graduação à distância em diversas áreas. São 75 cursos nas áreas Educacional, empresarial, Jurídica, saúde e engenharia.

Mais detalhes entrar em contato com Valdemar na Escola Alzira Matias, pela manhã.

Telefones: 8883-9346 – 9158-6004.

Domício Arruda é exonerado da Secretaria de Saúde após declaração polêmica.

O até então secretário de saúde do Governo do Estado, o médico urologista Domício Arruda, foi exonerado nesta quarta-feira(2), após ter declarado nessa terça-feira, que não iria se pronunciar sobre a situação da saúde no RN, pelo dia se tratar de um feriado.

Além de toda a imprensa potiguar, o Jornal Nacional, através da Intertv Cabugi, mostrou a situação precária em que se encontra o hospital Walfredo Gurgel. Na ocasião, o acúmulo de lixo, falta de macas, elevadores quebrados e leitos fechados foram vários dos problemas mostrados para todo o Brasil.

A greve da Saúde completa 100 dias sem prazo para retorno as atividades normais.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Quase sete pacientes morrem por dia no Walfredo Gurgel
Tribuna do Norte: Crise na rede estadual de saúde derruba Domício Arruda
Globo: Ex-delegado confessa crimes da ditadura
Folha: Só as futuras poupanças devem ter regras alteradas
Estadão: Blindagem do PT cai e Delta terá investigação ampliada
Correio: CPI quebra sigilos e convoca Cachoeira
Valor: Importações em queda apontam recuperação
Zero Hora: Avança ideia de tornar crime cheque-caução cobrado em hospitais
Jornal do Commércio: Nova previdência do servidor em 180 dias
Diário do Nordeste: Estado e União questionam dados da dengue na capital

quarta-feira, maio 02, 2012

Sinte/RN e Prefeitura de Natal não chegam a acordo.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) e o Município de Natal não chegaram a um acordo durante a terceira audiência de conciliação realizada na tarde desta quarta-feira (02). Isso porque o sindicato não aceitou a proposta apresentada pelo procurador geral adjunto do município, Eider Nogueira Mendes Neto. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Ele propôs o atendimento ao pleito dos servidores quando houvesse reserva no orçamento do município, sem repercussões sobre o limite prudencial a que se refere a Lei de Responsabilidade Fiscal, a acontecer após a publicação dos balanços financeiros, o que deve acontecer no segundo quadrimestre do atual exercício financeiro. O procurador disse ainda que em virtude da Lei Eleitoral, o município não pode implementar reajustes salariais para o SINTE-RN ou outra categoria.

Aniversariante do Dia.

Quarta-feira de comemoração para a família do radialista George Rodrigues(Baixa Verde AM), pela passagem da data natalícia de sua esposa Antomária. Para homenagea-la, o radialisto nos enviou a seguinte mensagem:

Que você tenha de tudo um pouco; sensibilidade, coragem, solidariedade, bondade, tranquilidade, alegria, humildade, ]amor próprio e principalmente:Fé, para iluminar teu caminho, te guiar, te sustentar e sentir-se seguro sempre; Sinceridade, para que seja sempre verdadeiro, gostar de você e viver feliz e melhor; Amizade, para descobrir que quem tem um amigo tem um tesouro raro, que nos permite nos doarmos e ter o amor sempre latente em nós; Felicidade hoje e Sempre!

Comemore Seu Aniversário! Muito!

Te amo...

Felicidades, meu bem, feliz aniversario pra você...

Vereadora toma posse com apenas um foto.


Depois de o mandato da vereadora Raimunda Costa dos Santos ser cassado por infidelidade partidária quando saiu do PSDB para o PSB, na cidade de Coivaras, localizada a 68 km de Teresina, capital do Piauí, a vereadora Constância Melo Carvalho (PMDB), 80 anos, que teve apenas um voto, foi empossada em seu lugar, de acordo com informações do coluna de Cláudio Humberto.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Coivaras, Carlos Alberto Lustosa Araújo (PSDB), Constância foi vereadora por três vezes. Ela chegou a registrar a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas desistiu de fazer campanha após a morte do filho, que era seu coordenador no pleito. O único voto que recebeu foi dela mesma. O município de Coivaras tem nove vereadores e a posse, no último dia 23 de abril, chamou atenção no município.

Acidez de bebidas energéticas prejudica esmalte dos dentes.

Um estudo publicado pela Academia de Odontologia Geral, dos Estados Unidos, alerta que o hábito de consumir bebidas energéticas e isotônicos pode causar um dano irreversível no esmalte dentário. O trabalho explica que os níveis de acidez encontrados neste tipo de bebida pode iniciar, em alguns casos, o efeito corrosivo sobre o esmalte já depois de cinco dias de consumo.

Os pesquisadores examinaram o nível de acidez em 13 marcas de bebidas esportivas para reidratação, como os isotônicos, e nove de energéticos. Foi descoberto que o nível de acidez pode variar entre as marcas e até entre sabores de uma mesma marca.

O autor do estudo, o pesquisador Poonam Jain, da Universidade de Southern Illinois, explicou que adultos consomem este tipo de bebida com a ideia de que vão melhorar a performance esportiva e os níveis de energia, além de considerá-los melhores para eles que refrigerante. Mas se espantam ao saber que os energéticos e bebidas esportivas estão banhando seus dentes com ácido.

Os energéticos mostraram, de acordo com a pesquisa, um potencial de dano duas vezes maior que os isotônicos e demais bebidas esportivas. O estudo registra que entre 30% e 50% dos adolescentes americanos consomem energéticos, e 62% tomam bebidas especiais para hidratação em atividade física pelo menos uma vez ao dia, o que torna importante informar pais e jovens adultos sobre os efeitos ruins desta categoria de produto.

De acordo com a Academia de Odontologia Geral, o dano no esmalte dentário é irreversível e, sem a proteção do esmalte, os dentes se tornam mais sensíveis e expostos a cáries. Uma dica importante é não escovar os dentes até uma hora depois de consumir este tipo de bebida, para que a escovação não espalhe a acidez pela superfície dentária.

Governo do Tocantins anuncia concurso com 6.352 vagas.

O governo do estado de Tocantins anunciou nesta quarta-feira (2/5) que lançará em breve concurso público para provimento de 6.352 vagas distribuídas em 123 cargos do quadro geral do estado. Desse total, 4.513 vagas serão imediatas e 1.839 para formação de banco reserva.

As oportunidades serão destinadas a todos os níveis escolares. Para ser mais específico, 1.768 são para nível superior (sendo 1.330 para provimento imediato e 438 para reserva); 3.619 para nível médio (2.470 vagas imediatas e 1.149 para banco); e 965 para nível fundamental (713 chances imediatas e 252 para reserva).

De acordo com o secretário de Administração, Lúcio Mascarenhas, os candidatos aprovados deverão substituir os 4.421 contratos provisórios atualmente em vigor no estado.

Sesap realiza capacitação sobre diagnóstico de raiva.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizará, nos próximos dias 16 e 17, capacitação sobre coleta e envio de material para diagnóstico de raiva em animais domésticos. O curso será realizado no Lacen e na Unidade Simplificada de Controle Animal de Parnamirim.

Com 16 horas de duração, o treinamento terá como objetivo intensificar o envio de amostras para diagnóstico da doença, com a finalidade de se obter uma definição mais precisa da situação epidemiológica das áreas de risco da raiva no RN. O evento conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Parnamirim e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN).

Ao todo, 24 médicos veterinários serão capacitados, selecionados segundo os seguintes critérios: ser lotado nas unidades regionais de Saúde do Estado, para atuar como multiplicadores, trabalhar na rede pública de municípios com mais de 6.000 cães, serem profissionais de Centros de Controle de Zoonoses ou de Unidades Simplificadas de Controle Animal ou serem profissionais da rede pública de municípios que apresentaram caso positivo para raiva nos últimos sete anos.

Programação dos 50 anos de Guamare - Boldas de ouro.

Estudantes premiados em feira internacional são homenageados no RN.

Os três estudantes potiguares que participaram da Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador chegaram à Natal nesta segunda, 30, e trouxeram na bagagem muito mais que a experiência de participar de um evento internacional. Eles conquistaram o primeiro lugar geral entre os projetos por terem desenvolvido o seu próprio sistema de energia eólica. Como premiação, receberam troféu e U$ 1.500,00.

Jonas Medeiros, Marcondes Matheus e Flávia Kaliny cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal. Eles viajaram para o Equador na última segunda, 24, ao lado do professor José Everton Pinheiro, com todos os custos da viagem assumidos pela Secretaria de Estado da Educação.

Quem também participou da solenidade foi a presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, FAPERN, Bernadete Cordeiro. Na ocasião, ela anunciou a implantação de um programa do governo para implantação de 10 grupos de Ciências eTecnologia de Informação para o Ensino Médio no estado, em parceria com a Secretaria de Educação, para incentivar novos estudantes. O programa deve começar até o mês de agosto.

Os alunos de Umarizal já haviam participado de 13 a 15 de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada na USP, em São Paulo. Lá eles foram selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento para o evento no Equador, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de abril. Nesta primeira edição, além do Brasil e Equador, foram apresentados projetos do Peru e Uruguai. Os projetos foram selecionados em função de sua pertinência ao foco do evento, ao rigor científico apresentado e pelo seu impacto social.

Lúcia de Fátima, uma grande MULHER.


Mulher símbolo de lutas, lutadora que age com o pulso forte de uma gigante, e ao mesmo tempo com a doçura de uma criança. Incansável defensora do que é justo e correto, que possui um coração maior do que ela mesma. Assim é Lúcia…

Zelosa e verdadeira no seu jeito de tratar as pessoas, percebe-se em seu olhar e em suas atitudes o quanto ela é confiável e extremamente fiel aos seus princípios. Naturalmente consegue encantar a todos com a sua personalidade, forte, única e sempre com uma sensatez admirável. Apaixonada pela vida, por seus amigos e por sua família, possui a capacidade louvável de abrir mão de si pelo bem de outra pessoa.

TRAZ NO ROSTO A MARCA INCONFUNDÍVEL DE UM SORRISO LINDÍSSIMO E ILUMINADO, QUE CONTAGIA AS NOSSAS ALMAS E TRAZ PAZ AOS NOSSOS CORAÇÕES. Através das suas atitudes e exemplos, ajudou a melhorar a vida de muitas pessoas, inclusive a deste poeta que escreve estes versos.

Delicada, astuta e dedicada, uma ótima profissional que possui uma dignidade inabalável, que a caracteriza como responsável e competente. Gosta de um bom bate papo e de dar boas risadas, adora uma boa amizade, enfim, vive plenamente os momentos especiais em sua vida.

Diante de tantos atributos presentes em sua pessoa, consigo entender porque lhe queremos tanto bem, e no quanto DEUS foi bom quando nos presenteou com a tua presença entre nós, com seu espírito iluminado e uma essência muito especial.

Todo o universo conspira para que você se sinta feliz, realizada, e de alguma forma, seus amigos procuram achar motivos e ocasiões para te fazer sorrir, hoje e sempre…

TE AMAMOS LÚCIA, POR TODA VIDA!!!

Suspeito de matar sete pessoas em fazenda no interior de Goiás é preso.

Uma pessoa foi presa ontem, suspeita de participar da chacina de sete pessoas em Doverlândia (GO), degoladas em uma fazenda, no último sábado. De acordo com o delegado Vinícius Batista da Silva, a pessoa detida confirmou sua participação nas mortes, que, segundo a polícia, não se tratou de um latrocínio (roubo seguido de morte). Uma força-tarefa envolvendo as polícias Civil e Militar trabalha na investigação e na busca de suspeitos. A identidade do suspeito detido e o possível motivo para o crime não foram divulgados.

Segundo a polícia, pelo menos três pessoas estão envolvidas na chacina. Os corpos de quatro das sete vítimas foram enterrados ontem, em Rio Verde, no sudoeste goiano. O grupo tinha ido visitar um amigo na fazenda, quando foi morto. Três deles eram da mesma família: Joaquim Manoel Carneiro, de 61 anos, amigo do dono da fazenda invadida; Miraci Alves de Oliveira, mulher dele, de 65; e Adriano Alves Carneiro, filho do casal, de 22. A noiva do rapaz, Tamis Marques Mendes da Silva, de 24, também foi morta. As outras três vítimas são o dono da fazenda, Lázaro Oliveira, de 57, o filho dele, Leopoldo Rocha Costa, de 28, e um vaqueiro, Heli Francisco da Silva, de 34. Os três foram velados em Frutal, no Triângulo Mineiro.

Luana Piovani volta às novelas na Globo depois de 13 anos.

Luana Piogvani mal sentiu o gostinho da maternidade e já está com a volta ao batente agendada. De acordo com o jornal Extra, a licença-maternidade da atriz chega ao fim em agosto, quando ela vai substituir Grazi Massafera no remake da Globo, Guerra dos Sexos (Grazi, por sua vez, iria substituir Claudia Raia).

Quando Luana começar a gravar, Dom - que nasceu dia 26 d emarço - já estará com 4 meses. Recentemente, Luana disse no Twitter que já tinha planos de voltar ao batente.

"Mil convites de trabalho e um para rolar, que sou toda orações". Na ocasião, a atriz ainda afirmou que os fãs iriam "morrer com a novidade do trampo".

O último trabalho de Luana na tevê foi na série A Mulher Invisível, que ela gravou já grávida do primeiro filho.

Luana não faz uma novela desde Suave Veneno, que foi ao ar em 1999, na Globo.

Abertas as inscrições para o Prêmio Brasil Ambiental.

A oitava edição do Prêmio Brasil Ambiental já está com inscrições abertas. Elas se estenderão até o dia 6 de julho próximo. O objetivo é reconhecer as melhores práticas ambientais desenvolvidas por empresas que atuam no país. A premiação é promovida pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio). Fundada em 1916, a instituição foi a primeira câmara americana da América Latina.

A iniciativa vai premiar projetos já concluídos ou em fase final de implantação em seis categorias: responsabilidade socioambiental, preservação e manejo de ecossistemas, inovação ambiental, uso racional de recursos hídricos, inventário de emissões e resíduos sólidos.

A cada ano, a Amcham Rio elege um tema de reflexão e debate para o empresariado, informou a assessoria de imprensa da instituição. A questão dos resíduos sólidos foi o tema escolhido nesta oitava edição (2012) da premiação.

As empresas filiadas à Amcham Rio argumentam que há muito ainda a ser feito nessa área, embora dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) mostrem que o Brasil já movimenta cerca de US$ 2 milhões ao ano em termos de reciclagem, o que impede a emissão de 10 milhões de toneladas de gases na atmosfera.

As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço http://www.premiobrasilambiental.com/. Os projetos vencedores serão anunciados no início de agosto, no Rio de Janeiro.

Jovem vítima de agressão durante assalto no interior segue em estado grave.

Na madrugada do último domingo dia 29 de abril, Daniel Batista de Moura, 36 ANOS, foi assaltado na Rua Cândido Mendes, próximo ao Instituto Vivaldo Pereira, no Centro de Currais Novos.

Segundo o BO registrado na DP de Currais Novos, a vítima foi agredida por três homens e uma mulher com pauladas e pedradas e depois foi roubado com uma quantia em dinheiro não divulgada.

Daniel Batista de Moura foi socorrido para o Hospital de Currais Novos, onde foi diagnosticado traumatismo craniano. Pela gravidade dos ferimentos, o jovem foi transferido para Natal, onde continua internado em estado grave. A polícia investiga o caso.

Protestos contra o governo Rosalba chega as redes socais.

Ontem terça-feira(1º) dia do trabalhador, a governadora Rosalba Ciarlini(DEM) enfrentou protestos da população potiguar contra a precariedade dos serviços prestados pelo governo do estado.

Com a tag #RosalbaVergonhaDoRN, os internautas potiguares protestaram contra o mal tratamento dos servidores, a falta de Segurança, as deficiências da Saúd, o não cumprimento do acordo com os funcionários da UERN, a precariedade do sistema prisional e o abandono das centrais do cidadão, entre outras demandas.

A tag #RosalbaVergonhaDoRN chegou ao primeiro lugar dos TT’s Brasil.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Domício Arruda: Esta não é a pior crise do Walfredo
Tribuna do Norte: Servidores querem igualdade de direitos com judiciário
Globo: Bolívia estatiza gigante de energia da Espanha
Folha: Para baixar juros, governo estuda mudar poupança
Estadão: CPI abre hoje batalha política e envolve mais um governador
Correio: Polícia caça acusado de injúria racial no DF
Valor: Barreira faz exportação à Argentina cair 30%
Estado de Minas: Quando o radar vira perigo
Zero Hora: Nova estatal prevê preços de pedágios variáveis no Estado
Diário do Nordeste: Atirador mata dois em mercadinho de Maranguape
Jornal do Comércio: IR tem recorde de declaração