segunda-feira, abril 15, 2013

Março de 2013: O mês mais seco do século.

As previsões de chuvas para 2013, são desanimadoras. Desde 1911, nunca choveu tão pouco no mês de março no Rio Grande do Norte. Foram, em média, 29,6 milímetros no mês. O montante é 5,6 vezes menor do que o esperado para o período.

A consequência disso: hoje 136 cidades, incluindo o litoral, são consideradas áreas muito secas. Segundo a Emparn, os meses de março e abril são decisivos para se delinear o comportamento das precipitações para o resto do ano.
 
Como choveu tão pouco em março e a mesma tendência está em curso neste mês de abril, é possível que a situação se agrave nos próximos meses.  “Tivemos o março mais seco da história, desde quando começamos a realizar os monitoramentos”.

Prova disso é quantidade de cidades potiguares sem incidência de chuvas significativas, tornando o solo muito seco. Em abril de 2012 eram 111 municípios; na sexta-feira, 12, o total era de 136 cidades, incluindo o litoral, na mesma situação. Esperava-se, segundo a Emparn, que chovesse,  pelo menos, uma média de 323,6 milímetros.

Entretanto, o quantitativo registrado no período foi de 75,2 milímetros, resultando numa incidência negativa de 248,4 milímetros. Para o litoral, o alento sustenta-se na possibilidade do período chuvoso se estender até meados de maio, diferente do sertão que se encerra ao final deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário