quinta-feira, abril 11, 2013

Programa Agroecológico do Sebrae contará com parceria da Prefeitura de Currais Novos.

Melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as famílias da zona rural é o principal objetivo do PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, desenvolvida pelo SEBRAE em todo o país. Em Currais Novos, o programa conta com vinte e cinco famílias cadastradas que produzem hortaliças por meio de processo sem o uso de agrotóxicos. Na manhã desta quinta-feira, 11, o Prefeito Vilton Cunha visitou a comunidade do Quandú, cerca de 10km de Currais Novos, para conhecer o programa.

A responsável pelo PAIS no Rio Grande do Norte, Honorina Eugênia, o gerente do escritório do SEBRAE em Currais Novos, Clecio Moura, o coordenador do PAIS no município, Luiz Quarto, e os secretários municipais Francisco Moreira (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) e Celso Cruz (Turismo e Desenvolvimento Econômico), também participaram da visita. Uma das participantes do programa, Fátima Barros, disse que o PAIS é fundamental para o fortalecimento dos pequenos agricultores e do comércio local. “Estou há um ano no PAIS e os benefícios são inúmeros, pois comercializamos e ganhamos uma renda extra”, afirmou. Célia Maria dos Santos de Medeiros, moradora do Sítio Quandú, está há dois meses no programa e já sente os reflexos na economia familiar. “O que produzimos vendemos no Compra Direta, e isso só nos ajuda”, disse.

Uma das ideias apresentadas pela Prefeitura é a criação de uma feira agroecológica, um dia na semana, para a comercialização dos produtos dos agricultores. “Temos que fortalecer as associações rurais e buscar alternativas de geração de emprego e renda para essas famílias”, disse Vilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário