quarta-feira, maio 07, 2014

Até Dilma comentou lista do Felipão e exalta liderança de Neymar.

A presidente Dilma Rousseff comentou a convocação da seleção brasileira em sua conta no Twitter. Além de listar o nome dos 23 jogadores convocados, Dilma chamou Felipão de “querido” e Neymar de “talento” que vai liderar o Brasil dentro das quatro linhas. “Amamos o futebol e estamos orgulhosos de organizar esta Copa das Copas”, escreveu a presidente, repetindo expressão que o governo tem utilizado para se referir ao Mundial.

Na última mensagem publicada ainda no início da tarde desta quarta-feira, Dilma referiu-se aos turistas esperados durante a Copa, que acontece de 12 de junho a 13 de julho em 12 cidades-sedes no país. “Todos os que vierem ao Brasil serão bem recebidos e conhecerão um país multicultural, de gente feliz e batalhadora”.

Atlético-PR confirma Corinthians como adversário para evento-teste da Arena.

O Atlético-PR confirmou nesta quarta-feira, em seu site oficial, que terá o Corinthians como adversário no principal evento-teste da Arena da Baixada antes da Copa do Mundo de 2014. O amistoso está marcado para a próxima quarta-feira, dia 14, às 19h30 (horário de Brasília).

No final de março, a Arena da Baixada já chegou a ser utilizado para um jogo-treino entre Atlético-PR e J. Malucelli, mas apenas dez mil pessoas puderam comparecer ao local, todos presentes nas retas inferiores do estádio.

O 'Sócio Furacão' não pagará para assistir ao jogo-teste. Já os ingressos destinados aos não sócios serão vendidos a R$ 150. O clube divulgará, nos próximos dias, detalhes sobre a venda das entradas.

A presidente Dilma participa da cerimônia de inauguração da Arena da Baixada na próxima sexta-feira. O evento está previsto para as 10 horas. A Fifa assumirá o estádio no dia 22.

A Arena da Baixada vai receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos pela primeira fase da competição: Irã e Nigéria, no dia 16 de junho, Honduras x Equador, dia 20, Austrália x Espanha, dia 23, e Argélia x Rússia, dia 26.

CCJ do Senado aprova projeto que reserva 20% das vagas de concursos a negros.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira por unanimidade projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais para afrodescendentes pelos próximos dez anos. A proposta ainda precisa passar pelo plenário da Casa antes de ir para sanção e virar lei. A pedido do governo federal, o projeto tramita em regime de urgência no Senado por ser uma das vitrines eleitorais da presidente Dilma Rousseff. O Palácio do Planalto quer concluir sua votação antes das eleições de outubro. Por ser um tema de impacto eleitoral, também tem o apoio da maioria da oposição.

O projeto ficou emperrado no Planalto nos últimos dois anos aguardando pareceres jurídicos e chegou ao Congresso em novembro do ano passado. Em março, foi aprovado pela Câmara. O plenário vai acelerar a votação da matéria, que pode ocorrer ainda hoje.

Pela proposta, poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, seguindo quesito cor ou raça utilizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). A pessoa que disputar o concurso como negra também concorre simultaneamente para as vagas oferecidas aos demais candidatos. A cota valerá para concursos que ofereçam mais de três vagas.

Polícia Técnica do RN não tem legista à noite em maio, denuncia Sinpol.

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) denunciou nesta quarta-feira (7) a falta de médico legista para fechar a escala de plantão. De acordo com o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, durante todo o mês de maio não haverá médico legista no Itep no plantão noturno. A assessoria do Itep confirmou que faltam médicos para a escala, mas negou que não haverá legista a noite durante todo o mês de maio.

“Deve faltar médico legista em alguns dias, mas não durante todo o mês de maio”, informou a assessoria. Os plantões no Itep são de 12 horas. Se a denúncia se confirmar, só haverá médico legista das 7h às 19h. De acordo com o Sinpol, a falta de tais profissionais acarreta na não realização dos exames de necropsia e a não realização dos exames em pessoas vivas, como por exemplo lesões corporais e conjunções carnais que servem, inclusive, para lavratura de flagrantes.

De acordo com o Sinpol, todos os setores técnicos estão trabalhando com grande déficit de profissionais peritos (médicos legistas, farmacêuticos, bioquímicos, biólogos, engenheiros, etc). O Sinpol denuncia ainda a falta de materiais básicos para realização de perícias laboratoriais para constatação de entorpecentes e causa mortis. “Falta reagente químico, gaze, material básico para as perícias. Não há reagente para identificar alguns tipos de drogas, por exemplo, e isso é preocupante porque Natal vai receber muita gente de fora do país esse ano por causa da Copa do Mundo”, disse Djair Oliveira.

Mulher foi linchada após oferecer fruta a criança.

A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, linchada por moradores do bairro Morrinhos, em Guarujá (litoral de São Paulo), morreu depois de brincar com um menino que ela não conhecia e oferecer uma fruta para ele. É o que sustentam parentes da vítima, segundo relatos colhidos por eles com testemunhas do crime.

Primo da vítima, o ajudante-geral Fabiano Santos das Neves, de 32 anos, conta que, no sábado passado, enquanto caminhava pelo bairro, Fabiane viu uma criança sozinha na rua. Além de brincar com a criança, ela teria chegado a dar uma banana para o menino - Fabiane havia feito compras instantes antes. Mas a mãe da criança viu a cena, e achou que a desconhecida seria a tal "bruxa" que assombrava a região, boato que havia sido espalhado pelo perfil do Facebook chamado "Guarujá Alerta".

"Acho que acharam que ela iria roubar aquela criança. Começaram a agredi-la por causa disso. Ela já não conseguiu falar mais logo depois do primeiro golpe", conta o primo, que não testemunhou os fatos. "Acontece que ela gostava muito de crianças. Além dos filhos dela, ela cuidava de outras três crianças durante o dia, que são filhos de uma sobrinha dela. Acho que brincou com aquele menino sem pensar", conta o primo. A Polícia Civil estima que até mil pessoas tenham ido até o bairro ver o linchamento. O único homem preso até o momento, o eletricista Valmir Dias Barbosa, de 47 anos, afirmou que pelo menos 100 participaram diretamente das agressões.

O delegado Luiz Ricardo Lara Dias Júnior, do 1º Distrito Policial do Guarujá, ouviu duas testemunhas do crime nesta terça-feira, 6. Outras duas pessoas foram ouvidas na manhã desta quarta na Delegacia Seccional da cidade. A expectativa é que novas prisões sejam feitas ainda hoje. Dias Júnior, no entanto, afirmou que ainda não tem informações suficientes para dizer como que as agressões começaram. Via bol.

Presos cavam túnel e cinco fogem de penitenciária em Pedrinhas.

Cinco presos conseguiram fugir por um túnel aberto no Presídio São Luís I, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, nesta quarta-feira (7).

Segundo a Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), quatro dos cinco fugitivos foram recapturados no início desta tarde -- Antonio Cesar Pereira, Anderson Clayton Silva, Luis César Rodrigues e Sidney Silva.

Uma operação conjunta realizada por policiais civis e militares, além de equipes do GTA (Grupo Tático Aéreo) e do Geop (Grupo Especial de Operações Penitenciárias) continua em busca do quinto fugitivo, identificado como Flávio Barros de Oliveira.

A Sejap informou que o chefe de segurança do Presídio São Luís I foi exonerado do cargo e foi determinada a abertura de sindicância para apurar as responsabilidades pela fuga.

Quase 5,3 milhões de brasileiros serão beneficiados com o ‪#‎PACSaneamento‬, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff ontem.

SANEAMENTO BÁSICO.

Serão 2,8 bilhões de reais investidos em mais de 600 cidades com até 50 mil habitantes em todo Brasil.

Com os recursos, as prefeituras deverão executar obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Além disso, o programa terá ações para proteção dos mananciais, despoluição de cursos d'água e tratamento de resíduos sólidos.

"A preocupação do meu governo é o bem-estar do cidadão", disse Dilma.

"Transformamos o investimento em saneamento em uma política de alcance nacional, que beneficia pessoas de todos os cantos do país", completou.

Em três anos, o ‪#‎PAC2‬ destinou R$ 25 bilhões de reais para ações de saneamento básico.

Policiais federais paralisam as atividades nesta quarta.


Os policiais federais de todo o Brasil farão paralisação nesta quarta-feira (7).

No Rio Grande do Norte, agentes, escrivães e papiloscopistas vão se reunir em frente às superintendências regionais para  protesto com vendas nos olhos e mordaças e pretendem alertar a população sobre a crise que a Policia Federal enfrenta atualmente.

Eles reivindicam melhorias nas fronteiras desamparadas, aeroportos vulneráveis, burocracia que leva à impunidade, interferências políticas nas investigações, queda de produtividade, insatisfação dos servidores, índices alarmantes de doenças e a queda absurda do combate ao crime organizado.

Em nota, policiais dizem que "a péssima gestão da Segurança Pública arrasta a instituição para a ruína e conflitos internos."

Além do protesto em frente a superintendência, os agentes farão uma carreata com o elefante Branco (Representando a ineficiência do Modelo de Polícia Vigente que tem como carro chefe o obsoleto Inquérito policial) na Avenida Roberto Freire.

Iniciado os preparativos para a festa de Santo Antônio de Extremoz.

cartaz ExtremozFerro na Boneca, Farra de Rico, Saia rodada, Calango Aceso, Mastruz com Leite, Limão com Mel e Cavalo de Pau serão as principais atrações do evento

Na manhã desta quarta-feira, 07, o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, reuniu em seu gabinete o secretariado para planejamento dos festejos juninos do município, que ocorrerá de 08 a 14 de junho, na Arena Cultural São Miguel Arcanjo de Extremoz, situado ao lado da estação ferroviária do Conjunto Estrela do Mar.

A Festa de Santo Antônio é promovida pela Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, com apoio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, além das secretarias de Planejamento, Administração e Finanças, Infraestrutura, Saúde, Meio Ambiente e urbanismo, Trânsito e Transporte, Articulação Política e Gabinete Civil. O evento, considerado como o maior evento junino da Grande Natal, terá como tema em sua decoração a Copa do Mundo e a cidade receberá a ornamentação temática.

Durante a reunião de planejamento, o prefeito anunciou oficialmente as principais atrações musicais, bem como a permanência de todo o cenário e a 2ª Feira de negócios de Extremoz. Entre as bandas, estão Ferro na Boneca, Farra de Rico, Saia rodada, Calango Aceso, Mastruz com Leite, Limão com Mel e Cavalo de Pau. Todos os dias haverá a participação de bandas locais. “Ampliamos a estrutura física e logística do evento, uma vez que a cada ano a festa tem crescido significativamente. Investiremos mais em segurança e fiscalização para que tudo ocorra dentro da normalidade, a exemplo dos anos anteriores”, afirmou o prefeito Klauss Rêgo.

Inscrições para Concurso Público da Prefeitura de Parelhas serão abertas nesta quinta-feira.

As inscrições para o Concurso Público do município de Parelhas terá início nesta quinta-feira (08) e prossegue até o dia 08 de Junho.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, de forma online, através do site www.conpass.com.br. O pagamento da taxa de inscrição será feito após a impressão do boleto bancário, até o dia 09 de junho.

Secretaria de Segurança do RN proibe afixar cartazes em prédios do órgão.

A polêmica em torno da afixação de material impresso em prédios ligados à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (07).

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe na edição desta quarta a Resolução que dispõe “sobre a pintura, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes, faixas, cavaletes, cartazes, ‘posters’, folhetos, panfletos, banners e assemelhados nos órgãos integrantes da estrutura organizacional concentrada e desconcentrada da Sesed.

A medida proíbe a pintura, inscrição a tinta, fixação de placas, e estandartes, faixas, cavaletes, cartazes, “posters”, folhetos, panfletos, banners e assemelhados, que não estejam expressamente autorizados pela Direção-Geral do Órgão ou superior hierárquico em bens pertencentes ao Sistema de Segurança Pública do RN.

Agência do Banco do Nordeste de João Câmara será inaugurada nesta sexta-feira.

A cidade de João Câmara e a região do Mato Grande ganha nesta sexta-feira(9) sua agência do Banco do Nordeste do Brasil – BNB cuja solenidade de inauguração está prevista para às 10h com a presença do superintendente do banco para o RN, Francisco Carlos Cavalcanti, o diretor de Controle e Risco do Banco, Manuel Lucena, a deputada federal Fátima Bezerra, prefeitos, vereadores e outras autoridades.
 
Com a inauguração do banco, ganha a população de João Câmara e região, especialmente os comerciantes que até então recorriam a Natal ou Macau para resolver transação bancária com a instituição.
 
Em conversa com o blog no final da manhã desta quarta-feira(7), o gerente do Banco do Nordeste em João Câmara, funcionário de carreira, Luciano Fabrício Tinoco, falou de sua satisfação em trabalhar em João Câmara e ver o sonho antigo da população em ter uma agência do Banco do Nordeste se tornar realidade. Sua satisfação maior é poder  contribuir para o desenvolvimento do município e região e que a instituição estará aberta não só para João Câmara mas, para os municípios de Bento Fernandes, Jandaíra, Jardim de Angicos, Parazinho, Pedra Grande, Caiçara do Norte e São Bento do Norte.

Empresa de marketing multinível deverá pagar remunerações devidas a cliente.

A empresa de marketing multinível denominada Mister Colibri foi condenada ao pagamento dos valores devidos a um cliente que não obteve os ganhos esperados com o negócio.

De acordo com a lide, após o investimento inicial, cabia ao autor assistir a vídeos e responder aos questionários disponibilizados em seus escritórios virtuais, mediante a remuneração de moeda virtual, chamada LP, que posteriormente poderia ser convertida em reais e ser objeto de saque. Mas a empresa não creditou os valores devidos nas contas virtuais do demandante. 

O processo judicial transcorre na 1º Vara Cível de Natal.

Henrique Alves marca votação de matéria que regulamenta funcionamento de farmácias.



O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, marcou para o dia 14 de maio a votação do projeto de lei que estabelece normas para o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e torna obrigatória a presença de um farmacêutico nas farmácias. A proposta tramita há 20 anos na Casa.

Ele se reuniu nesta terça-feira (6), com uma representação do Conselho Federal de Farmácia. O presidente da entidade, Walter Jorge João, manifestou o agradecimento da categoria ao deputado e esclareceu que a posição da entidade é favorável  ao projeto de lei 4385/94.

Uma representação parlamentar de diferentes partidos que apoiam o projeto e o líder do governo na Câmara, Arlindo  Chinaglia (PT-SP), também participaram do encontro com o presidente da Câmara e os farmacêuticos. Eles decidiram que vão continuar negociando com os demais líderes partidários para que, até a data da votação da proposta, haja acordo para aprovação da matéria.

3 ex-corinthianos são convocados para a Copa do Mundo.

Sem representantes do atual elenco, o Corinthians terá o ídolo Paulinho e o garoto Willian, cria da base do clube, representando a seleção brasileira durante a Copa realizada aqui no Brasil. Os jogadores já vinham ganhando espaço à cada amistoso preparatório para a competição mundial e agora, definitivamente, comemoram a oportunidade de representar a seleção do seu país.

Willian, que vem em uma crescente no Chelsea, chegou à seleção como opção para o meio campo e conquistou a confiança de Luis Felipe Scolari, após mostrar um bom futebol em seu clube e fora dele. Já Paulinho, mesmo infeliz no Tottenham, tem crédito com o técnico da seleção após ser destaque na Copa das Confederações, vencida com êxito pela seleção brasileira.

Assim como estes, o atacante Jô, também revelação do Corinthians, conseguiu lugar na seleção brasileira durante as boas atuações e os gols feitos também na Copa das Confederações. Hoje no Atlético Mineiro, o jogador tem sido considerado um bom reserva para o centroavante Fred e para alguns, poderia ser o titular de Felipão. A seleção canarinha iniciará a busca pelo hexa. Veja a lista de convocados da seleção brasileira.

Confira os 23 convocados do Brasil para a Copa do Mundo:
Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Julio Cesar (Toronto-CAN)
Victor (Atlético-MG)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Roma-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maxwell (Paris Saint-Germain-FRA)

Zagueiros
Dante (Bayern de Munique-ALE)
David Luiz (Chelsea-ING)
Henrique (Napoli-ITA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)

Meio-campistas
Fernandinho (Manchester City-ING)
Hernanes (Inter de Milão-ITA)
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Oscar (Chelsea-ING)
Paulinho (Tottenham-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Bernard (Shakthar Donetsk-UCR)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit-RUS)
Jô (Atlético-MG)
Neymar (Barcelona-ESP)

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões nesta quarta-feira.

O concurso 1.597 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (7), pode pagar R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas.

No sorteio do último sábado (3), em Pedro Leopoldo (MG), um bilhete de Curitiba levou R$ 2,8 milhões. Os números sorteados foram: 01 - 05 - 07 - 10 - 12 - 45.

Com o prêmio sorteado hoje, caso apenas um ganhador acerte as dezenas e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 16 mil em rendimentos mensais. Ou poderá comprar uma frota de 107 carros populares ou 20 imóveis de R$ 150 mil cada um. 

A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 2 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das mais de 12 mil lotéricas do país.

Nelter: “Robinson é responsável pela situação do RN por ter travado pauta na Assembleia nos Governos Wilma-Iberê”.

z (2)
O deputado Nelter Queiroz (PMDB) foi entrevistado no Repórter 98 e deu uma alfinetada no vice-governador Robinson Faria (PSD), adversário do PMDB na disputa pela Governadoria.

“Robinson é responsável pela atual situação do RN por ter travado pauta na Assembleia ainda nos Governos Wilma-Iberê”, afirmou se referindo ao período em que Robinson era presidente da Assembleia Legislativa, rompeu com Wilma, para ser o vice de Rosalba.

Justiça marca nomeação de novo prefeito de Mossoró para 29 de maio.

A Justiça Eleitoral marcou para o dia 29 de maio a diplomação do contador Francisco José Júnior (PSD) como prefeito de Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. A cerimônia acontecerá durante a noite no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Francisco Júnior foi eleito com 88,32% dos votos válidos em eleição suplementar realizada no último domingo (4).

Francisco José era presidente da Câmara Municipal de Vereadores quando assumiu a prefeitura de Mossoró pela primeira vez no dia 4 de outubro de 2013, após a prefeita Claudia Regina (DEM) e seu vice, Wellington Filho (PMDB), serem afastados dos cargos por irregularidades nas eleições de 2012.

55 novos professores efetivos e mais de 600 temporários são convocados pelo Estado.

A edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (7) traz a convocação de 55 aprovados no último concurso para professor efetivo e especialista em educação realizado pelo Governo do Estado, nas disciplinas de Língua Espanhola, Química, Física, Matemática e Artes. Os convocados vão atuar nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros e a apresentação deles se dá em caráter imediato. Os novos servidores passam a integrar o quadro fixo da Secretaria de Educação tão logo apresentem a documentação exigida e sejam realizados os trâmites necessários.

E além da convocação dos professores efetivos, o DOE também tem como publicação o chamamento para 626 aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação de docentes temporários para quinze das Diretorias Regionais de Ensino do RN, com sede nos municípios de João Câmara, Pau dos Ferros, Umarizal, Apodi, Mossoró, Assu, Caicó, Currais Novos, Angicos, Santa Cruz, Macau, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Parnamirim e Natal.

terça-feira, maio 06, 2014

Operação Lei Seca será intensificada e terá 75 PMs por dia em blitzen.

A operação Lei Seca promovida pelo Detran e operacionalizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual será intensificada com atividades diárias em Natal e Grande Natal. A afirmação foi dada na tarde desta terça-feira (6) pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, e pelo comandante do CPRE, coronel Freitas. Nos últimos seis meses, centenas de condutores de veículos sob efeito de bebida alcoólica foram surpreendidos e presos em blitzen realizadas principalmente na zona Sul e litoral Sul da capital.

De acordo com o coronel Araújo, somente nos primeiros três meses do ano foram mais de mil autos lavrados e 900 carteiras de habilitação recolhidas. “Esses números podem aumentar a partir de um trabalho mais intensificado com equipes em pontos diversos e agindo diariamente. Antes eram apenas duas operações por semana com uma equipe apenas, agora queremos massificar e otimizar o que já estava bom”, relatou.

Nos últimos meses as barreiras foram coordenadas em loco pelo Tenente Styvenson Valentin, que se tornou conhecido por ser rigoroso nas fiscalizações flagrando até mesmo colegas de farda, militares, políticos, jornalistas e magistrados. Por telefone o oficial relatou que cumpre o que tem de ser cumprido e que não existe serviço pela metade.

“A lei é para ser cumprida independente de qualquer qualificação, graduação ou posição social de quem está guiando um veículo, diante da lei somos iguais”, disse. Segundo Araújo, o oficial permanecerá na função contando a partir de agora com mais apoio.

O comandante do CPRE, coronel Francisco Canindé Freitas, disse que as operações já serão iniciadas nesta semana, dia e noite, com equipes divididas em pontos da cidade e região Metropolitana. O efetivo será de 75 policiais, que estarão à disposição da atividade diariamente.

O Mato Grande em Debate será no dia 21 de maio de 2014.

O MATO-GRANDE EM DEBATE - Será o tema do Encontro Regional para discutir o desenvolvimento da Região.  

O evento contará com a presença da Deputada Federal Fátima Bezerra e será realizado nesta sexta-feira, 21.05.2014, às 15h, no Espaço Cultural Ananias Caetano.

 ABERTO À POPULAÇÃO.

Diversos programas e ações do governo federal são dedicados a melhorias na educação básica pública em todo o País.

INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO

Diversos programas e ações do governo federal são dedicados a melhorias na educação básica pública em todo o País.

Um deles é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o ‪#‎FNDE‬.

A autarquia federal liberou ontem a terceira parcela do chamado salário-educação.

Ao todo, foram destinados 857,6 milhões de reais para o financiamento de programas voltados à educação básica da rede pública em municípios, estados e no Distrito Federal.

O salário-educação é recolhido de empresas e entidades ligadas ao Regime Geral da Previdência Social, por meio de alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamento.

Após a arrecadação, o FNDE destina 90% dos recursos em cotas estaduais, municipais e federais, e 10% para programas, projetos e ações voltadas para a educação básica.

O valor destinado para cada região pode ser conferido no portal do FNDE.
‪#‎BrasilInvesteEmEducação‬

Dois homens são assassinados na tarde desta terça-feira em Apodi.

Dois homicídios com características de execução foram registrados na tarde desta quarta-feira. Por volta das 13h de hoje(6), a central de operações da PM recebeu a informação dando conta de dois homens caídos aos lado de uma motocicleta na Br 405, nas proximidades do posto KJurió.
 
De imediato as guarnições do GTO e Rádio Patrulha se deslocaram até o local informado e constataram a veracidade da ocorrência. Ao perceberem as vítimas crivadas de balas, onde uma ainda estava com sinais vitais, os policiais resolveram socorrer, mas infelizmente, o mesmo veio a óbito após da entrada no hospital de Apodi.

Segundo informações, as vítimas foram identificadas até o momento como Chacal, e Civan, moradores da cidade de Itaú-RN, os mesmos trafegavam na BR-405 em uma motocicleta tipo Honda Bros de cor vermelha, e placa MUW-0283, quando foram surpreendidos por uma dupla em uma moto de cor preta e sem placa, que ao se aproximarem, foram logo disparando. Chacal teve morte no local.

Senado quer ouvir operadoras de telefonia móvel antes da Copa do Mundo.

A pouco mais de um mês para Copa do Mundo no Brasil, os problemas no serviço de telefonia móvel em todo o país serão tema de uma audiência pública, no próximo dia 20. O debate ocorrerá nas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Infraestrutura.

Além do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, foram convidados para a audiência Antonio Carlos Valente, presidente da Vivo; Zeinal Bava, presidente da Oi; Carlos Zenteno, presidente da Claro; e Rodrigo Abeu, presidente da TIM. Também devem participar Euza Missano, promotora de Defesa dos Direitos do Consumidor, e um representante da União Nacional dos Legisladores Estaduais.

06 horas de Forró no Paradise Club em Carnaúba dos Dantas/RN.


Presidenta Dilma anuncia R$ 2,8 bilhões para ações de saneamento do PAC 2.

A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira (06) a terceira etapa das ações de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 para municípios com até 50 mil habitantes. Os investimentos anunciados durante cerimônia no Palácio do Planalto são de mais de R$ 2,8 bilhões, que serão repassados a 635 municípios para implantação de sistemas de abastecimento de água e esgoto.

A presidenta Dilma disse a prefeitos e gestores que o Brasil deu um salto no investimento em saneamento nos últimos anos. “Para os pequenos municípios chegamos a quase R$ 7 bilhões, mas o total do investimento em saneamento no Brasil chega a R$ 37,8 bilhões para todos os municípios do país, sejam pequenos médios ou grandes”, disse se referindo aos investimentos do PAC iniciados no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Caixa Econômica termina 2013 com quase 72 milhões de clientes.

A Caixa Econômica Federal apresentou lucro líquido de R$ 6,7 bilhões no ano de 2013, um crescimento de 19,2% sobre o resultado ajustado do ano anterior, em decorrência da mudança de prática contábil relativa ao tratamento do saldo das contas de depósitos encerradas por irregularidades cadastrais (CPF/CNPJ irregulares).

Sem considerar tal ajuste, o crescimento do resultado líquido teria sido de 10,8% sobre 2012. O retorno sobre o patrimônio líquido médio foi de 26,2% no período. No quarto trimestre, o resultado foi de R$ 1,7 bilhão, aumento de 9,9% e retorno sobre PL de 28,0%. No ano de 2013 foram conquistados mais 6,4 milhões de correntistas e poupadores, que totalizaram uma base com 71,7 milhões de clientes, crescimento de 9,9% quando comparado ao ano anterior.

Agentes encontram maconha e celulares no Centro de Detenção Provisória de Potengi.


Agentes penitenciários lotados no Centro de Detenção Provisória do Potengi realizaram uma revista, na manhã desta segunda-feira (5), nas nove celas da unidade.

O resultado foi a apreensão de sete celulares, dois carregadores e uma porção de maconha.
Segundo Nieldson Cabral, agente penitenciário, todos os 130 presos da unidade foram retirados das celas para que o trabalho fosse realizado de forma minuciosa.

"Começamos cedo para contarmos com o efeito surpresa, pois sabemos que uma vez tomando conhecimento da revista os presos podem de alguma forma se desfazer do material ilícito", disse.
 
Apesar da quantidade de aparelhos encontrados, a direção CDP informou que este tipo de fiscalização é rotina na unidade e que a equipe de agentes está atenta a qualquer suspeita. Via Portal BO

Prefeitura de Ielmo Marinho inaugura biblioteca pública nesta quarta (7).

cartaz_inauguração (1)A prefeitura de Ielmo Marinho entrega oficialmente, na próxima quarta-feira (7) às 17h, o novo espaço da Biblioteca Pública Municipal Abílio Marinho de Queiroz, o Núcleo de Comunicação e Capacitação Profissional – NCCP e a Praça Digital, todos localizados na rua principal de Umari.

O prefeito, Bruno Patriota, destaca o investimento no setor e a importância desta obra para a comunidade. “Por meio da educação, da cultura, do acesso à informação, poderemos ter uma sociedade cada vez melhor. Reabrimos a Biblioteca e inauguramos a Praça Digital junto com o Núcleo de Comunicação e Capacitação Profissional para assim bem atender a população e fomentar a cultura em nosso município”, declarou o prefeito.

Com a inauguração, todo o acervo de mil livros que até então estavam na Escola Municipal Jessé Pinto Freire passam para a nova unidade em Umari. O nome da nova Biblioteca também será mantido, uma homenagem a um grande líder político da cidade.

Homem é executado na Cohabinal em Parnamirm/RN.

Um homem de 29 anos foi executado na manhã desta terça-feira (6), no bairro Cohabinal, em Parnamirim, região Metropolitana de Natal. José Carlos Alves da Silva foi alvo de onze tiros enquanto pilotava uma moto em direção ao trabalho.

De acordo com testemunhas, a vítima foi perseguida por dois homens também em uma moto que atiraram diversas vezes até acertá-la. O executor estava no banco garupa e chegou a descer para aproximar a arma de José Carlos. Os tiros atingiram a cabeça, o tórax e o abdômen.

A Polícia Civil, que esteve no local para colher informes sobre a ação e a possível motivação para o crime, saiu de lá com alguns detalhes que serão anexados ao inquérito policial. Um dos agentes da 1º DP, que preferiu não revelar a identidade, relatou que a vítima se envolveu em uma discussão no feriado do dia 1º em um bar e que na ocasião sofreu uma ameaça de morte.

Os policiais ainda apuraram que a vítima morava no bairro Bela Vista, mas não obtiveram sucesso quanto à identificação dos autores do assassinato. A dupla fugiu em direção ao centro da cidade sem deixar pistas.

"O que tiver de ser apurado deve e vai ser apurado com rigor".

APURAÇÕES IRRESTRITAS

"O que tiver de ser apurado deve e vai ser apurado com rigor".

Quem garante é a presidenta Dilma Rousseff em respostas às denúncias que envolveram a ‪#‎Petrobras‬.

Para ela, é preciso cuidar da imagem da empresa, símbolo de luta e afirmação do Brasil. Por isso, as investigações serão rígidas e tudo será esclarecido.

Leia na Agência PT de Notícias http://bit.ly/1ijvwyD

MPF pede anulação de etapas do concurso para professor da Ufersa.

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró ingressou com pedido de anulação das etapas posteriores ao resultado da prova escrita do concurso para professor efetivo de diversas disciplinas da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), referente ao Edital 007/2014. Denúncias feitas ao MPF apontaram a existência de várias irregularidades durante a realização do processo seletivo.

A ação civil pública com pedido de tutela antecipada, de autoria do procurador da República Victor Manoel Mariz, aponta que o próprio edital do concurso já apresentava omissões, como a inexistência da previsão de datas de publicação dos resultados de cada etapa (prova objetiva, prova didática e análise de títulos), sendo que a divulgação ocorreria no site da universidade sem qualquer aviso prévio.

Mulher morta após boato em rede social é enterrada em Guarujá, SP.

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta terça-feira (6), o enterro de Fabiane Maria de Jesus, que foi espancada e morta no último sábado (3) em Guarujá, no litoral de São Paulo, ao ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças que praticava rituais de magia negra. A cerimônia reuniu familiares e amigos que não se conformam com a crueldade do crime.

O enterro foi realizado no cemitério Jardim da Paz, no bairro Morrinhos, onde a vítima morava e foi morta. O marido, Jaílson Alves das Neves, comentou o caso e diz não sentir ódio dos suspeitos. “Vou chorar. Não vou aguentar. Para mim a ficha não caiu. Apesar da brutalidade, não guardo ódio, não guardo esse sentimento ruim no coração. Espero que não aconteça com mais famílias. Essas pessoas que agrediram ela e as que assistiram não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente, não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Quero que eles reflitam e que isso não aconteça nunca com a família deles”, explica.

O marido espera que os envolvidos sejam punidos. “Que prendam os acusados. Que esse site que postou essa mentira não faça mais essas coisas. Minha filha não teve condições de vir ao enterro. Ela está abalada e quer lembrar apenas do sorriso da mãe”, comenta.

Um novo vídeo sobre o caso foi divulgado na manhã desta terça-feira (6). Nas imagens, registradas por um cinegrafista amador, a dona de casa aparece tentando pronunciar algumas palavras, na tentativa de impedir que as agressões continuem. Um homem aparece interrogando Fabiane no vídeo. “Nós temos conhecimentos desse vídeo, que foi levado para o delegado, e está anexado nas investigações. Não conseguimos identificar o que ela fala, porque a Fabiane estava muito ferida. Foi uma barbaridade o que aconteceu”, diz o advogado da família da vítima, Airton Sinto. Via g1.

Brasileiro sofre com doença após trabalhar como agricultor.

Djalma Antonio Jardim se prepara para mais uma cirurgia de retirada de tumores. Ao todo, o goiano já passou por mais de 50 intervenções médicas para tentar controlar os sintomas da doença rara de pele xeroderma pigmentosum (XP), herdada de seus pais. Trata-se de uma desordem genética recessiva em que a pele não tem capacidade de reparar os danos causados pela radiação ultravioleta. 

Em casos extremos, toda a exposição à luz solar deve ser proibida. Como Jardim trabalhava como agricultor, seu estado de saúde piorou. "A exposição ao sol durante o trabalho na lavoura ajudou a piorar minha saúde", comentou em entrevista à agência de notícias Associated Press. Eraldo Peres/AP

Com todos os setores abertos, Arena Corinthians aproxima-se da inauguração oficial.

Entre os primeiros campinhos, passando pelo Parque São Jorge , e incluindo o aluguel do Pacaembu, o sonho de inúmeras gerações está próximo da realização. No próximo dia 18, domingo, às 16h, o Timão entrará em campo pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro para enfrentar o Figueirense, na casa própria. Após quatro anos entre a apresentação do projeto e a conclusão da obra, a Arena Corinthians abrirá suas portas e o público esperado deve ser recorde no Brasileirão até o momento: 50.000 pessoas.

Quando anunciado que Corinthians x Figueirense seria evento teste da Fifa, muitas dúvidas ficaram na cabeça do torcedor: de onde sairiam os 18.000 lugares não utilizados? Algum setor ficará fechado? Não. Todos os setores ficarão à disposição da Fiel Torcida, mas com carga reduzida, incluindo as arquibancadas provisórias que deverão ser concluídas até o final desta semana. Com isso, o aspecto visual da Arena será de lotação. Banheiros, lanchonetes e acessos serão testados e Corinthians, Odebrecht e Fifa terão um relatório completo de possíveis falhas que poderão ser corrigidas até 12 de junho, data de abertura da Copa do Mundo.

Existe a possibilidade, ainda que remota, da realização de um outro evento teste. Seria no dia 21 de maio, na partida entre Corinthians x Atlético-PR. Contudo, o cronograma da Fifa exige a entrega do estádio no dia 20. O órgão máximo do futebol e o clube aguardam os resultados de Corinthians x Figueirense para avaliar a necessidade de um novo evento.

No próximo sábado, a partir das 10h, a Arena abrigará um amistoso festivo entre ídolos do passado e a equipe atual. O evento será aberto para cerca de 10.000 convidados.

Padre indiano é preso por estuprar menina de 10 anos.

Um padre católico foi preso no estado indiano de Kerala por ter estuprado uma menina de dez anos após pedir que provasse um vestido que ela usaria em sua primeira comunhão.  

Fontes policiais apontaram que o homem, que havia abusado da criança em outras ocasiões, tirou fotos dela nua com o celular.  

Exames médicos confirmaram o estupro, enquanto a Diocese de Thrissur, uma das áreas de Kerala com uma grande presença de cristãos, suspendeu o sacerdote e abriu um inquérito interno.   

De acordo com a agência de notícias Ians, Raju Kokkan, de 44 anos, foi achado pela Polícia na casa de conhecidos em Nagercoil, para onde havia fugido após a mãe da menina denunciar o caso.(ANSA)

PROCON/RN solicitará cardápios aos bares e restaurantes de Natal.

O PROCON/RN inicia esta semana a “Operação Cardápio” que busca evitar a cobrança de preços abusivos durante e após a realização da Copa do Mundo 2014 em Natal.

Para realizar um estudo comparativo dos preços praticados antes do mundial, o PROCON/RN irá recolher um exemplar de cardápio de cada bar, restaurante, boate e afins. “Não podemos continuar a ter, por exemplo, um preço de R$ 6,00 por um copo d´àgua em Natal. Estaremos de olho monitorando estes preços”, explica Ney Lopes Júnior.

Hoje (06) teremos o prosseguimento das oitavas de finais da VI Copa Ariosvaldo Targino de Araújo.

Hoje (06) teremos o prosseguimento das oitavas de finais e conheceremos os primeiros confrontos das quartas de finais. 
 
Dois grandes jogos movimentarão esta rodada: SÃO PAULO QUEIMADAS X ARRASTÃO (19:30h) e MOINHO X BSF (20:30h). 
 
A torcida do MOINHO promete ocupar seu espaço na arquibancada e fazer muito barulho apoiando sua equipe, espera-se que as outras torcidas façam o mesmo!

Não percam as promoções de encarte, mês das mães é aqui nas Casas Potiguar e Casas Franças!


Terremoto atinge norte da Tailândia.

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 23 ficaram feridas por causa do terremoto de 6 graus de magnitude que sacudiu o norte da Tailândia nesta segunda-feira (5), onde causou danos no aeroporto de Chiang Rai, em edifícios e estradas, informou a imprensa local nesta terça-feira (data local).

O governador de Chiang Rai, Pongsak Wangsamer, disse à emissora 'Jor Soror 100' que uma mulher de 83 anos morreu esmagada no desabamento de sua casa no distrito de Mae Lao, onde se localizou o epicentro do terremoto.

O sismo causou o desprendimento de painéis do teto do aeroporto de Chiang Rai e fendas em vários edifícios - incluído um hotel desta cidade que teve que ser desalojado -, e obrigou vários moradores a passar a noite na rua.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro a sete quilômetros de profundidade na terra e a 27 quilômetros ao sul-sudoeste de Chiang Rai.

Já o escritório de sismologia da Tailândia elevou a 6,3 graus a intensidade do terremoto, que foi sentido em Bangcoc, a quase 700 quilômetros de distância, e Mianmar, e teve sete réplicas de mais de 5 graus.

Policiais militares receberão diárias pendentes.

O Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, assinou a ordem de pagamento referente às Diárias Operacionais pendentes das Unidades do Interior e da Região Metropolitana.

Ao todo, foi emitido a ordem de pagamento no valor de R$ 507.050,00 abrangendo Diárias Operacionais do Carnaval e demais serviços prestados pelos Policiais Militares. Somente para as Unidades de Mossoró, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Currais Novos, Santa Cruz, Assú, Pau dos Ferros e Caicó, o valor referente às Diárias Operacionais foi de R$ 453.950,00.

RN está com déficit de 516 médicos.

A Tribuna do Norte estampa que o CRH da Sesap está concluindo um levantamento do déficit de servidores em todas as categorias profissionais e em todas as unidades da secretaria. O relatório apresenta uma previsão de pedidos de aposentadoria para este ano, visando a possibilidade de novas convocações até o mês de julho, prazo que se encerra a validade do concurso público realizado em 2010. Sabe-se que, atualmente, a Sesap necessita de pelo menos 516 médicos para compor o quadro de pessoal.

O documento aponta que um total de 707 servidores irão completar o tempo de serviço e poderão pedir aposentadoria. Destes, 97 são médicos, mais de 300 são Auxiliares em Saúde, profissionais que atuam como copeiros, cozinheiros, auxiliares administrativos e auxiliares de enfermagem, que representam mais de 70% deste montante.

Suspeito confessa ter atirado privada que matou torcedor: 'arrependido'.

O advogado Adelson José da Silva, que assumiu a defesa de Everton Felipe Santana, 23 anos, suspeito de envolvimento na morte do soldador Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, disse que seu cliente assumiu em depoimento à polícia ter atirado o vaso sanitário do alto da arquibancada do estádio do Arruda, no Recife, na sexta-feira (2). Everton prestou depoimento por três horas, na tarde desta segunda-feira (5), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Paulo morreu após ser atingido pelo vaso sanitário na saída do jogo entre Paraná e Santa Cruz, pela Série B do Brasileirão. Outros três torcedores ficaram feridos. Everton foi detido nesta segunda-feira pela Polícia Militar, que chegou até ele através de informações recebidas pelo Disque-Denúncia.

"Ele confessou a participação, mas não soube explicar o motivo. Ele disse que foi ao jogo com a intenção de assistir, mas deu vontade de fazer aquilo. Ele sabia do risco [de atingir alguém], mas não queria acertar ninguém. Ele já começou a colaborar com a polícia, confessando o crime. Está arrependido, com medo de retaliação, mas está disposto a pagar pelo que fez. Ele confessou o crime e demonstrou vergonha da família, vergonha dos amigos", disse o advogado.

O rapaz foi indiciado por homicídio qualificado, segundo o advogado. "Não sei qual a qualificação, deve ser motivo fútil. Ele vai passar a noite aqui e depois vai ser levado para o Cotel [centro de triagem]. Vou ver se consigo segurança para ele e vou tentar liberdade provisória ou relaxamento da prisão. Ele trabalha em uma escola, com carteira assinada, o que ajuda no pedido de liberdade provisória", comentou. Everton é auxiliar de serviços gerais.

Adelson José da Silva explicou ainda que Everton admitiu integrar uma torcida organizada, mas não informou qual. "Ele disse que agiu espontaneamente, com outros dois suspeitos. Um deles ele já conhecia e o outro, conheceu no dia mesmo. Disse que, depois que o vaso foi atirado, cada um foi para o seu lado e só souberam da morte pela imprensa", afirmou.

segunda-feira, maio 05, 2014

Caern inicia convocações dos aprovados no concurso público.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está iniciando as convocações dos aprovados no concurso público realizado este ano pela Funcern e que totalizou 581 classificados. Até segunda-feira (5), a Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH) deve divulgar no site companhia a convocação dos novos empregados.

Na primeira chamada, serão convocados seis Agentes/Assistentes administrativos para Natal e um engenheiro civil. Para este ano, está previsto o início de outro processo para realização de mais um concurso, que deverá suprir necessidades com a implantação da nova estrutura administrativa da empresa e demandas de pessoal nas unidades no interior do Estado.

O resultado do concurso de 2014 foi homologado em 23 de abril. Foram aprovados no certame 438 agentes/assistentes administrativos, sendo 345 para Natal e 93 para Mossoró; quatro economistas; 101 engenheiros civis; 14 engenheiros eletricistas; e 24 engenheiros mecânicos. É importante que os candidatos acompanhem a convocação pelo site www.caern.com.br e mantenham seus dados atualizados, visto que a convocação não é publicada no Diário Oficial, mas sim feita por contato direto da empresa, após publicação em portaria.

José Genoino recorre ao Supremo para voltar à prisão domiciliar.

A defesa de José Genoino recorreu nesta segunda-feira (05) ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir que o ex-deputado federal retorne a cumprir pena em regime domiciliar. Na semana passada, Genoino voltou a cumprir pena no Presídio da Papuda, no Distrito Federal, por determinação do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa. Na petição, os advogados reafirmaram que o sistema penitenciário não tem condições de oferecer tratamento médico adequado a Genoino. A defesa também afirmou que a melhora nas condições de saúde do ex-deputado deve-se à permanência na prisão domiciliar.

Genoino foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão, mas cumpria prisão domiciliar temporária, desde dezembro do ano passado, devido ao seu estado de saúde. Ele tem problemas cardíacos. O ex-parlamentar teve prisão decretada em novembro do ano passado e chegou a ser levado para a Papuda. Mas, por determinação de Barbosa, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar temporária. Durante o período em que ficou na Papuda, o ex-deputado passou mal e foi levado para um hospital particular.

Fantástico perde para Record e SBT.

Era uma vez um programa semanal que bombava no Ibope. Durante 40 anos, poucas vezes esse programa teve sua liderança ameaçada. A última grande crise aconteceu em 2001, quando o SBT surpreendeu com uma Casa dos Artistas. A ameaça passou, mas audiência continuou caindo, caindo, caindo. Dos mais de 30 pontos de dez anos atrás, caiu para 14,4 pontos há duas semanas, no Domingo de Páscoa. Como resolver o problema desse programa? Com um cenário novo, uma redação-cenário, uns bonequinhos, umas caretinhas que aparecem no vídeo, muita tecnologia, uns bastidores. Enfim, muita forma, pouco conteúdo. E não é que deu tudo errado? 
 
Neste domingo (4), o Fantástico viveu momentos de alta tensão no Ibope. Perdeu durante um bom tempo para o Domingo Espetacular, da Record, e outro tanto para o Programa Silvio Santos, do SBT. Foram 19 minutos ininterruptos atrás do Domingo Espetacular, entre 21h59 e 22h18. Chegou a ficar quatro pontos atrás da Record (16,0 a 12,1) às 22h06. Por muito pouco não ficou em terceiro. Às 22h12, marcou 12,6, contra 12,5 do SBT. Ufa, foi por um décimo. O Fantástico, no entanto, foi líder na média de toda a sua exibição. Segundo dados preliminares, fechou a edição deste domingo, a segunda com novo cenário, com média de 14,0 pontos, contra 12,4 da Record e 11,2 do SBT. A confirmar esses números, terá batido novo recorde negativo.

Uso de aplicativo está ligado a doenças ósseas e musculares.

Há algumas semana, a produtora de conteúdo para redes sociais Fernanda Matos começou a sentir dores intensas nas mãos e braços. O mal-estar era tamanho que nem para dormir ela conseguia relaxar. 

Depois de uma visita ao médico, descobriu que estava com uma inflamação cervical gerada pelo excesso de trabalho com os dedos e a postura diante do computador. 

Em janeiro do ano passado, Joana Oliveira, 32, que trabalhava como digitadora, começou a sentir dores nos dedos das mãos. Uma consulta e o exame de imagem mostrou que a causa do desconforto era uma inflamação severa nos tendões, conhecida como tendinite. 

Tanto Joana como Fernanda são vítimas de uma síndrome da atualidade, que reúne um grupo de doenças - tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias - que afetam músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarregam toda a movimentação musculoesquelética. 

Conhecida como Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho(Dort), ela recebeu um novo nome que faz referência ao hábito de manter a comunicação através das mensagens enviadas pelo aplicativo whatsapp, a ‘Whatsappite’.

PTB antecipa apoio à reeleição de Dilma Rousseff.

O presidente nacional do PTB, Benito Gama, participou do encontro nacional do PT, realizado na última sexta-feira (2), em São Paulo. A presença do líder baiano do partido serviu para ajustar os detalhes finais da aliança entre petebistas e petistas na próxima eleição de outubro.

O partido que tem como liderança na Bahia o deputado federal Antônio Brito deve antecipar o anúncio de apoio à candidatura de Dilma Rousseff. O evento acontece ainda maio, um mês antes das convenções finais.

A legenda abriu mão da disputa por espaços no primeiro escalão, mas opera com força para ocupar cargos no segundo e terceiro, tais como uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal. A costura está sendo feita diretamente com o ministro-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante.

O PTB deixa o bloco dos instáveis com esta antecipação. Na corda dos que ameaçam sair da base aliada permanecem o Pros e o PR do ministro dos Transportes e ex-governador da Bahia César Borges.

Dia 10 de Maio tem a 2ª Farra das Poderosas com 3.000 Mulheres Convidadas em Bento Fernandes/RN.


Com: #FlávioPizadaQuente + #PegadaForrozeira + #RainhasDaBalada

ATENÇÃO MULHERADA!!!
Retire seu ingressos gratuitamente nos pontos:

- Bento Fernandes/RN
#LanchoneteBomSabor e #SandáliasImperial

- João Câmara/RN
#FarmaciaPaz e #BellaChick

#VaiSerEstouro
#VaiSerSucesso
#VaiSerLotacao

Morre mulher que foi linchada no Guarujá (SP) por suspeita de realizar magia negra.

Morreu na manhã desta segunda-feira (5), em Guarujá, no litoral paulista, a mulher de 31 anos que foi espancada na noite de sábado (3) por populares, na comunidade de Morrinhos 1, sob a acusação de ser a sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa, de 31 anos, foi internada, em estado grave no Hospital Santo Amaro, com quadro de traumatismo craniano. Ela estava em coma induzido e seu estado de saúde piorou no domingo.

O ex-marido, que é um porteiro de 40 anos, já foi ouvido pela polícia e inocentou a mulher. Ele disse que ela era portadora de transtorno bipolar e que fazia tratamento psiquiátrico, mas que de modo algum é a pessoa apontada como sequestradora. O porteiro acredita que a mulher foi confundida com o retrato falado publicado em uma rede social, que alertou os pais da comunidade sobre a presença da sequestradora em Morrinhos 1.

Ele disse ainda que a companheira, que é mãe de dois filhos, de 12 e de 1 ano, saía muito de casa para visitar parentes e amigos que moram na região. A polícia está investigando todos os passos da mulher e já identificou algumas pessoas suspeitas pelo linchamento. Via bol.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (9/5) em todo o país. Devem ser imunizados idosos, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A orientação do Ministério da Saúde é para que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também recebam a dose. Elas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão registrados para receber a vacina.

Governo distribuirá 50 mil ingressos da Copa para estudantes e indígenas.

O governo federal vai distribuir 50 mil ingressos de jogos da Copa do Mundo para alunos de escolas públicas das cidades-sedes do torneio e para a população indígena. Os ingressos foram doados pela Fifa para beneficiar alunos de escolas participantes do Programa Mais Educação (48 mil ingressos) e comunidades indígenas vinculadas à Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Comitê Intertribal.

No última sábado (2) foi realizado um sorteio para definir a ordem das escolas que terão direito ao ingresso. Até o próximo dia 18, os diretores das escolas precisam confirmar o interesse no sorteio para o Ministério da Educação. A lista com o nome de todos os alunos sorteados, com os respectivos jogos, será divulgada publicamente no dia 6 de junho, seis dias antes do início da Copa do Mundo.

Curitiba é a cidade que vai receber mais ingressos, 7.808 entradas. Em seguida estão Fortaleza (7.496), Cuiabá (7.306), Porto Alegre (6.056), Recife (5.854), Salvador (4.008), Natal (2.906), Belo Horizonte (2.304), São Paulo (2.238), Manaus (1.902), Brasília (1.564) e Rio de Janeiro (558).

O jogo com mais ingressos disponíveis para o sorteio entre alunos é Rússia x Coreia do Sul, em Cuiabá, no dia 17 de junho, com 4.202 entradas. O jogo de abertura, entre Brasil e Croácia, tem o menor número de ingressos do programa, com apenas 24 entradas. Brasil x México, em Belo Horizonte, terá 286 ingressos, e Brasil x Camarões, em Brasília, 100 ingressos.

Para os jogos das oitavas, quartas, semifinal e para a grande final da Copa, dia 13 de julho, no Maracanã, foram destinados apenas 50 ingressos gratuitos em cada partida.

Neymar e Bruna Marquezine mantêm namoro e planejam encontro no Brasil.

Bruna Marquezine e Neymar anunciaram a separação em fevereiro deste ano, mas os dois continuam mantendo o romance. De acordo com o jornal "Extra" desta segunda-feira (5), o casal vem conversando através de mensagens pela internet e usa o telefone para manter o relacionamento, que continua firme e forte.

A decisão de continuar o romance em segredo seria para manter a privacidade do namoro. Ainda segundo a publicação, Bruna e Neymar se falam constantemente através dos serviços de mensagens Whatsapp e Skype para matar as saudades. Apenas amigos próximos ao casal sabiam da continuidade do namoro à distância.

O encontro dos dois, porém, está muito próximo. A atriz estaria aguardando a chegada do jogador do Barcelona ao Brasil no dia 26 de maio, quando a seleção brasileila também se reúne no país.

Neymar e Bruna decidiram preservar o relacionamento por causa da exposição de Marquezine, que faz uma das protagonistas da novela das nove "Em Família". O namoro à distância foi forçado devido às gravações da trama, que impedem a atriz de ir para Barcelona. O mesmo acontece com o jogador. Neymar também não tem conseguido ter folgas para vir ao Brasil visitar a amada.

Após 5 horas e meia de obstrução, MST libera tráfego na BR-304, no RN.

Após 5 horas e meia de interdição, manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) desobstruíram o tráfego de veículos na BR-304, na altura do município de Santa Maria, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal. A informação foi confirmada pelo inspetor Roberto Cabral, do núcleo de comunicação da Polícia Rodoviária Federal. "A pista foi fechada às 8h e liberada às 13h30. O trânsito já foi normalizado", confirmou.

Ainda de acordo com a PRF, cerca de 50 manifestantes exigiam a presença do prefeito de Santa Maria e de um representante do Incra para que fosse negociada a regularização de um assentamento que fica na região. Uma reunião ficou agendada com a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) na tarde desta terça-feira (6) para tratar da reivindicação.

Casa desaba e criança morre soterrada após chuva em São Luís.

Uma criança de 12 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (5), após o desabamento de uma casa na periferia de São Luís. Chove forte na cidade desde o fim de semana.

Segundo a família da vítima, o acidente aconteceu por volta da 1h45, na Segunda Travessa Babilônia, no bairro do Coroadinho. A criança Juliane Cristina Meneses Ramos dormia, quando ficou soterrada após o desabamento. Ela morreu no local, antes da chegada de equipes de socorro. O corpo dela foi retirado dos escombros pelo pai.

A ocorrência foi registrada pela mãe da vítima, Joseana de Fátima Braga Menezes, na Delegacia de Plantão da Beira Mar.

A Defesa Civil informou que está com uma equipe no local da ocorrência e não tinha ainda mais detalhes. O órgão informou que a chuva na capital maranhense foi intensa no fim de semana, mas o relatório de ocorrências só seria finalizado no fim da manhã.

Por conta da chuva, moradores da capital maranhense relatam a ocorrência de ruas alagadas e muito trânsito na manhã desta segunda-feira.  Via bol.

É desenvolvida peça que promete ser 40% mais rápido do que o gesso.

Reprodução
O item é feito de acordo com as medidas do paciente (Foto reprodução)

Os dias do gesso para uso em tratamento de pacientes que quebraram o braço podem estar contados. O designer industrial turco Deniz Karasahin desenvolveu um produto que pode ser moldado de acordo com as medidas de cada pessoa e feito em impressora 3D.

Diferente das peças de gesso que são usadas no caso de fraturas, o Osteoid, como é chamado o produto, possui furos que permitem uma melhor ventilação e ajudam a reduzir coceira e mau cheiro.

Além disso, o dispositivo pode ser ligado a um equipamento de ultrassom que promete acelerar o tratamento, obtendo resultado perto de 40% mais rápido do que o tempo convencional obtido com o gesso.

De acordo com o site da revista Fast Company, a novidade está em fase de desenvolvimento. Caso ela se transforme em negócio, o desafio para que o produto ganhe espaço no mercado de saúde certamente será o custo, mais alto do que o do gesso tradicional.

Reduzir seis fatores de risco à saúde pode evitar 37 milhões de mortes.

Hipertensão: Estudo estima que milhões de mortes no mundo podem ser evitadas se taxa de pessoas pressão alta diminuir em 25%

Se a população mundial conseguir reduzir seis dos principais fatores de risco à saúde –  tabagismo, consumo de álcool, excesso de sódio na alimentação, pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue e obesidade —, será possível evitar 37 milhões de mortes até 2025. A conclusão faz parte de um estudo feito no Imperial College de Londres, na Grã-Bretanha, e publicado neste final de semana na revista médica The Lancet.

Esses fatores de risco são causas importantes para as principais doenças não transmissíveis, que são as cardiovasculares (como infarto e derrame), as respiratórias crônicas, o câncer e o diabetes. De acordo com a pesquisa, caso esses fatores não sejam restringidos, o número de mortes causadas por essas quatro moléstias será de 38,8 milhões em 2025 – 10,5 milhões a mais do que o registrado em 2010, que foi de 28,3 milhões.

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou uma meta de reduzir o número de mortes causadas por essas doenças não transmissíveis em 25% até 2025.

Segundo o novo estudo, essas 37 milhões de mortes podem ser evitadas se o tabagismo no mundo diminuir em 30%; o abuso de bebida alcoólica em 10%; o consumo excessivo de sal em 30%; a pressão alta em 25%. Além disso, é necessário que a taxa global de obesidade e diabetes deixem de subir. Se isso acontecer, até 2025 o risco de uma pessoa morrer devido a alguma doença não transmissível cairá de 22% para 19%.

Um levantamento divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde mostrou que, no Brasil, a prevalência de pessoas com diabetes subiu de 5,5% para 6,9% em oito anos. Por outro lado, pela primeira vez durante esse período, a taxa de obesidade no país deixou de crescer e se manteve estável.

“Se essas metas forem atingidas, a maioria dos benefícios ocorrerá em países de renda baixa ou média, onde 31 milhões de mortes podem ser prevenidas”, diz Majid Ezzati, professor do Imperial College de Londres e coordenador do estudo. Em um artigo publicado junto à pesquisa, Rifat Atun, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, afirmou que as ações dos governos que visam reduzir esses fatores de risco, porém, ainda não são suficientes para que a meta da ONU seja atingida.

Secretaria da Educação do RN convoca 640 professores temporários.

A Secretaria da Educação e Cultura (Seec) do Rio Grande do Norte está convocando 640 candidatos integrantes do Quadro de Reservas do Processo Seletivo Público Simplificado para contratação de Professor Temporário. Veja a publicação e a lista dos convocados AQUI.

Os candidatos devem se dirigir às suas respectivas Diretorias Regionais de Educação (Direds) em um prazo máximo de 30 dias, apresentando a documentação exigida. Os endereços das 16 Direds e a documentação exigida está disponível no site www.educacao.rn.gov.br. Em Natal, a 1ª Dired fica localizada no prédio da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo do Estado.

De acordo com a secretária Betania Ramalho, os temporários irão substituir, por tempo determinado, os professores licenciados ou que se afastaram para assumir cargos na gestão escolar. "A nossa orientação é que os convocados se apresentem imediatamente às Direds  para que, prontamente, sejam encaminhados às salas de aula, caso estejam com todos os documentos necessários em mãos. As Diretorias Regionais de Educação já estarão preparadas para recebê-los a partir de segunda-feira (5)", afirmou.

Entre os documentos exigidos, estão o diploma de conclusão de curso, com habilitação para o cargo, Atestado de Saúde Ocupacional, expedido por médico do trabalho, habilitando o candidato para o exercício do cargo; cópia de RG e CPF, comprovante de residência, Título de Eleitor e Comprovante de Quitação Eleitoral, PIS ou PASEP, cópia da Certidão de Reservista (sexo masculino), Certidão de Nascimento ou Casamento, cópia da Carteira de Trabalho.

Os convocados devem apresentar ainda o número da conta bancária e agência do titular, no Banco do Brasil; certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças Estadual e Federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos. No caso dos temporários que irão assumir o cargo de Professor de Educação Física, será necessária também a cópia da inscrição no Conselho Regional de Educação Física.

Acidente com vítima fatal neste final de semana em Parelhas.

Acidente grave registrado na manhã deste domingo (04) na estrada que dá acesso a Parelhas deixou como vítima fatal, José Lucena de Medeiros, de 38 anos que viajava em uma motocicleta CG 150 Titan de cor azul, placas MYG 9337 São João do Sabugi.

Ele colidiu na altura da Substação da Cosern em Parelhas, com outra motocicleta Fan CG 125 ks, cor vermelha, placa NOA 4963, que vinha com três ocupantes, Silas Romualdo de Oliveira, Jailma da Silva Auta e um adolescente de 17 anos, todos residentes em Parelhas. Todas as vítimas foram socorridas pelo SAMU para o Hospital José Augusto, em Parelhas, mas José Lucena não resistiu e morreu a caminho do Walfredo Gurgel em Natal.