quinta-feira, janeiro 07, 2016

Coluna “Espaço da Preta”: Ubuntu: eu sou, porque nós somos!

Boa tarde a todos e a todas, quero iniciar este texto agradecendo ao meu amigo e blogueiro Valdemar Tibá pelo convite em escrever esta Coluna “Espaço da Preta” que semanalmente, todas as quintas-feiras, trará para vocês assuntos e temas referentes aos universos africano e afro-brasileiro. Quero também externar minha alegria em falar dessas temáticas, tendo em vista a conjuntura social em que o Brasil atualmente se insere, sendo que, mais da metade da população é negra, mas ainda vive uma realidade de discriminação, racismo e preconceito, então, ter um espaço como este é importante para desmistificar alguns tabus da nossa sociedade como as religiões de Matriz Africana (Candomblé, Umbanda, entre outras), e o próprio racismo que está enraizado nas mais diversas estruturas sociais desse país. E outros assuntos como a saúde da população negra, manifestações culturais afro-brasileiras, questões sobre juventude e a mulher negra, entre outros.

Bom, mas para iniciar está coluna venho aqui falar sobre Ubuntu, uma palavra que poucas pessoas conhecem, mas que recentemente está sendo muito divulgada nas redes sociais como uma forma de convivência pacífica entre os humanos. Na realidade, o Ubuntu é uma filosofia que vem sendo usada como uma ética antiga de convivência entre os povos desde tempos imemoriais em alguns países e aldeias africanas, é um legado da nossa ancestralidade que traz em seus conceitos e atitudes a essência do ser humano e como deve se comportar a sociedade.

Para os africanos o Ubuntu se traduz na capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro com generosidade, solidariedade e compaixão, é o desejo mais sincero de felicidade e harmonia entre homens e mulheres. Assim, é um modo de vida em que eu, só sou eu com as outras pessoas, pois não somos uma ilha isolada no tempo e no espaço, precisamos dos outros, da coletividade e da cooperação para sermos felizes.

Uma pessoa imbuída do sentimento Ubuntu é afetada quando seus semelhantes são oprimidos e humilhados, por que parte do princípio da união, do amor e respeito pelos outros. Desta maneira, prega o respeito por todas as expressões religiosas, pela individualidade e pelas escolhas de cada um, e no desenrolar dessas relações ressalta a importância do acordo e do consenso.

Decidi iniciar esta coluna falando sobre o Ubuntu por que vivemos tempos difíceis na humanidade, o egoísmo, a voracidade do capitalismo desenfreado, a globalização desestruturante, a corrupção, e a violência tomaram conta de nossas sociedades, e com isso aprendemos a odiar nossos semelhantes com muita facilidade. Odiamos por que os outros fazem outras escolhas que não são as nossas, odiamos a cor da pele dos outros, suas religiões, suas escolhas afetivas, odiamos até a bondade que existe nas outras pessoas.

Em função desse cenário devastador precisamos pregar o amor, a paz e o Ubuntu como filosofia de vida. Precisamos aprender a perdoar e nos livramos das amarras que nos prendem ao passado e a pensamentos limitantes, necessitamos aprender que nossos semelhantes são a extensão do nosso amor, que eu só posso ser eu através de vocês e com vocês.

Assim, termino este texto pedindo paz para a humanidade, que em 2016 possamos nos encontrar nas diferenças, que o amor seja maior que a hipocrisia, e que a paz seja maior que a guerra e a violência.E assim como Nelson Mandela "Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos".

Axé, Amém, Namastê, Saravá, Optcha, Shalom... Saudação a todas as energias positivas do universo.

Por Ana Paula de Lima.

Sesc abre inscrições para a 2ª edição do projeto de incentivo ao talento de artistas potiguares.

Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema Fecomércio, promove através do Sesc RN, o projeto Galeria Sesc que seleciona trabalhos de artistas potiguares para a exposição no Sesc Cidade Alta. As inscrições são gratuitas e foram abertas nessa segunda-feira (4) e podem ser realizadas até o dia 26 de janeiro, através do e-mail culturasescrn@gmail.com ou entregues no Sesc Cidade Alta (Rua: Cel. Bezerra, 33), das 8h às 12h e das 13h às 17h. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui.

Serão contemplados seis projetos, preferencialmente de artistas potiguares. Cada selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.300,00 brutos, totalizando R$ 13.800 investidos. Além de fomentar o talento dos artistas locais, a iniciativa também democratiza o acesso a exposições artísticas e suscita no público o interesse pelo tema. As mostras durarão de 30 a 45 dias, com previsão de que a primeira comece dia 18/03/2016. Pintura, escultura, colagem, fotografia, mídias contemporâneas e outras linguagens na área de artes visuais podem ser encaminhadas.
 
A avaliação das propostas será feita por uma comissão composta por 05 (cinco) membros, sendo três da coordenação de cultura do Sesc RN, um membro da área de artes visuais do Sesc Administração Nacional e um membro especialista em artes visuais convidado.

A divulgação dos resultados da seleção será publicado no dia 01 de fevereiro e no dia 05 de fevereiro a divulgação do calendário das exposições, ambos no site do Sesc (www.sescrn.com.br). A primeira exposição acontece no dia 18 de março.

'Assalto era lazer, só bico', diz preso ao posar para foto em delegacia no AM.

Dois homens suspeitos de praticar assaltos na Zona Sul de Manaus foram presos em flagrante pela polícia na quarta-feira (7). A dupla foi encontrada após ter abordado duas mulheres em uma parada de ônibus no bairro Morro da Liberdade. À imprensa, um dos suspeitos declarou que praticar assaltos era um “lazer”.

Ivo Henrique Ribeiro, 24 anos, e Jonathas Pereira da Silva, 19, foram presos na Rua Mimi, do bairro Morro da Liberdade. Após ser acionada pelas vítimas do assalto, uma equipe da 2º Companhia Interativa Comunitária Interativa (Cicom) prendeu os suspeitos, que foram apresentadas nesta quinta-feira (7) na Delegacia Geral da Polícia Civil.

De acordo com a Polícia, os suspeitos saíam da Zona Leste para praticar crimes na Zona Sul da capital. Ivo Ribeiro disse que tinha um trabalho e que o assalto era um “bico”. “Eu sou trabalhador, não tenho tempo para isso. O assalto era lazer, só um bico para as horas vagas”, disse o suspeito.

Com a dupla ainda foi encontrada um simulacro de arma de fogo usada para praticar os crimes. Os suspeitos vão responder por flagrante de roubo e serão encaminhados à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. Via g1.

Prêmio Sesc de Literatura 2016 está com inscrições abertas.

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2016, nas categorias Contos e Romance. Poderão concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita na categoria Romance e não serão aceitas inscrições de obras póstumas.

O livro deve ser inédito e o candidato não poderá ter nenhuma outra obra publicada na categoria em que se inscrever. Na categoria Conto, o trabalho deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres e na categoria Romance, entre 180 e 600 mil caracteres. Vale lembrar que será permitida a inscrição de título cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.

Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta por escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. Não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e das Federações do Comércio, da editora Record, bem como estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso.

O Prêmio Sesc já revelou 21 novos escritores. Em 2015, os livros vencedores foram: o romance Desesterro, da paulista Sheyla Smanioto; e na categoria Contos, com Antes que seque, da carioca Marta Barcellos.

A inscrição será online pelo site até o dia 12 de fevereiro. Um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação.

Confira o edital aqui. O resultado será divulgado em julho e os vencedores terão as obras publicadas pela editora Record com uma tiragem inicial de dois mil exemplares.

Blog do Valdemar Tibá estreia hoje a Coluna: "Espaço da Preta".

A Coluna "Espaço da  Preta" será um ambiente para você, leitor, conhecer os universos afro-brasileiros e africanos presentes em nossa cultura, religião, história e sociedade. Deste modo, toda semana serão abordados temas que remetam a estas questões tão imprescindíveis para compreendermos o Brasil e construir diálogos pautados na equidade e na paz, buscando dessa forma superar as  heranças do colonialismo e do racismo que ainda se encontram entranhadas em nossas relações sociais.

Ana Paula de Lima Silva

Anvisa suspende comercialização de shampoos e condicionadores.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a fabricação, a distribuição, a divulgação e a comercialização de todos os produtos da empresa Lord Tech Cosméticos.

Segundo a agência reguladora, os produtos são fabricados por uma empresa desconhecida e distribuídos pela Lord Tech, que não tem autorização de funcionamento e está situada em local incerto.

A Anvisa determinou ainda a apreensão e inutilização dos produtos da marca que ainda estão no mercado. As medidas saíram no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7).

O condicionador Chá Verde Cabelos Oleosos Nutraactive, da Pétalas Cosméticos Indústria e Comércio, também teve fabricação, distribuição, divulgação e comercialização suspensos pela Anvisa.

Neste caso, segundo a agência reguladora, o fabricante havia pedido o cancelamento da autorização para fabricação do produto, porém, depois do cancelamento ainda produziu o condicionador. A determinação prevê, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Procuradas pela reportagem, nenhuma das empresas quis se manifestar.

Empresárias são assaltadas e bandidos levam R$ 200 mil em joias em Parnamirim/RN.

Duas empresárias foram assaltadas ontem quarta-feira (6) em Parnamirim, na região Metropolitana de Natal. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos levaram o carro de uma das vítimas, onde estavam joias avaliadas em R$ 200 mil.

Segundo a PM, o crime aconteceu no centro da cidade. As empresárias estavam indo visitar uma cliente, quando foram abordadas pelos bandidos. Um deles estava armado e rendeu as vítimas, anunciando o assalto.

Os criminosos fugiram levando o veículo e a bolsa onde estavam as joias folheadas a ouro. As empresárias registraram o boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária. A PM realizou diligências na região em busca dos suspeitos, mas nenhum deles foi localizado. Via Tribuna do Norte.

Suspeita de matar ex na cama em RO deixa detentas com medo, diz direção.

A suspeita de matar o ex-namorado durante ato sexual, Vania Basílio Rocha, de 18 anos, foi transferida de cela e deve passar por uma avaliação psiquiátrica após apresentar um comportamento estranho no Presídio Feminino de Vilhena (RO). A direção da unidade diz que algumas detentas estão com medo da jovem.

Segundo a Polícia Civil, Vania matou Marcos Catanio Porto, de 26 anos, na casa da vítima no dia 30 de dezembro. A mulher foi presa em flagrante e confessou: "Queria matar alguém. Fiquei olhando olho no olho até ele morrer".

o diretor do presídio, Flávio Miranda, disse que os agentes plantonistas perceberam que Vania parecia estar em surto. "Ela estava falando sozinha com palavras desconexas e rasgou o lençol de se cobrir", comentou.

A direção da unidade explica que a mulher foi colocada em uma cela mais próxima da carceragem, onde continua sozinha, e deve ser avaliada por uma psiquiatra para depois ser transferida para cela com outras presas. A data da avaliação ainda não foi marcada.

"Nossa equipe pediu uma avaliação com a médica e, após a opinião clínica, veremos como proceder com a mudança. As outras presas estão ressabiadas com essa mudança. Estão com medo dela, e ela está com medo das presas", afirmou o diretor.

De acordo com o diretor de segurança da unidade, Jair Stiipp, atualmente, Vania está em uma cela sozinha, no processo chamado de triagem. "As presas ficam dez dias na triagem para depois serem enviadas para uma cela normal. Ela está sozinha porque não teve outras mulheres presas depois dela", garantiu. Via g1.

Provas para o concurso público de professor do Estado serão neste domingo.

As provas objetivas do concurso público para professor e especialista em Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte acontecerão no próximo domingo (10), em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 18h (horário local), em Natal e mais 15 municípios do Estado. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), que realizará o concurso, 48.787 candidatos tiveram as inscrições homologadas.

Estão sendo ofertadas 1.400 vagas para o quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). A carga horária é de 30 horas semanais e o salário é de R$ 2.013,39, para qualquer função.   Farão a prova no horário da manhã os candidatos concorrentes às seguintes vagas: Especialista de Educação – Suporte Pedagógico; Professor – Língua Portuguesa; Professor – Arte – Música; Educação Especial – interprete/tradutor de Libras; Educação Especial – Professor Libras; Pedagogia – Educação Especial e Professor – Ensino Religioso.

Já à tarde, as provas serão realizadas entre os candidatos que concorrem aos cargos de: Professor – Arte; Professor – Ciências Biológicas; Professor – Educação Física; Professor – Filosofia; Professor – Física; Professor – Geografia; Professor – História; Professor – Língua Espanhola; Professor – Língua Inglesa; Professor – Matemática; Professor – Pedagogia – Anos Iniciais; Professor – Química e Professor – Sociologia.

As provas objetivas de múltipla escolha têm duração de 4 horas e serão realizadas simultaneamente nos seguintes municípios: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara.
 
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa, do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e de documento de identidade original.

Nasce segundo neto da presidente Dilma Rousseff.

Nasceu em Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (07) o segundo neto da presidente Dilma Rousseff, Guilherme, filho de Paula Rousseff, única filha de Dilma. Guilherme nasceu com 3,9kg e 51 cm, por meio de cirurgia cesariana.

Dilma está em Brasília, onde oferecerá, logo mais, um café da manhã para os jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto. Após o encontro, a presidente vai à capital gaúcha para conhecer o neto.

O primeiro neto, Gabriel, nasceu em 2010, em plena campanha eleitoral que elegeu Dilma sucessora de Lula.

Emparn registrou chuvas em 83 municípios do RN.

Choveu  toda região oeste do Rio Grande do Norte. Em algumas cidades, como Martins, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Umarizal e Almino Afonso o volume de chuvas foi significativo.

De acordo coma Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), entre as 7h de ontem e 7h desta quinta-feira (7), foram registradas chuvas em 83 municípios do estado. Foram registradas chuvas fortes em Umarizal, Olho D’Água dos Borges, Alexandria, Marcelino Vieira, Pau dos Ferros, Encanto, Tenente Ananias, Portalegre, entre outras cidades do Alto Oeste.

Na região de Mossoró e litorânea também choveu durante toda a madrugada. Em Tibau, Grossos e Areia Branca, o dia amanheceu chovendo nesta quinta-feira. Na região Central, precisamente no município de Lajes, que enfrenta sérios problemas no abastecimento residencial, no final da tarde desta quarta-feira (6) choveu forte.

Já na região Seridó choveu forte nos municípios de Currais Novos, Acari, São Vicente, Caicó, Jucurutu, Florânia, Jardim de Piranhas entre outras da região.

Ex-presidente do PSDB teria recebido 10 milhões de reais para abafar CPI da Petrobrás em 2009.

O novo delator da Operação Lava Jato Carlos Alexandre de Souza Rocha, o Ceará, confirmou à Procuradoria-Geral da República o pagamento de R$ 10 milhões ao ex-presidente do PSDB senador Sérgio Guerra (PE) – morto em 2014 – para “abafar” a CPI da Petrobras de 2009, às vésperas do ano das eleições presidenciais em que Dilma Rousseff (PT) chegou ao Palácio do Planalto. A revelação sobre o repasse milionário ao então número 1 do PSDB foi inicialmente revelada em agosto de 2014 pelo primeiro delator da Operação Lava Jato, engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Segundo Costa, o dinheiro foi providenciado pela empreiteira Queiroz Galvão. O doleiro Alberto Youssef, que também fez delação, já havia confirmado o pagamento ao PSDB.

O partido nega ter recebido valores ilícitos. A empreiteira reiteradamente tem negado o repasse. Ceará fez dezenove depoimentos à Procuradoria-Geral da República, entre 29 de junho e 2 de julho de 2015. No trecho em que fala dos R$ 10 milhões para o PSDB, ele apontou o ex-deputado José Janene (PP/PR), morto em 2010 e apontado como mentor do esquema de propinas na Petrobras. “José Janene falou claramente o seguinte: ‘A CPI terminou em pizza'”. Segundo Ceará, o ex-deputado do PP era um dos cabeças do esquema de corrupção instalado na Petrobras. Foi Ceará quem apontou em sua delação a entrega de R$ 300 mil ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) por um executivo da empreiteira UTC – uma das líderes do cartel que atuou na Petrobras entre 2004 e 2014, corrompendo e superfaturando preços em contratos bilionários, em conluio com políticos e executivos da estatal petrolífera.

“Em 2009, Alberto Youssef disse que, para ‘abafar’ a CPI da Petrobras, teria que entregar R$ 10 milhões para o líder do PSDB no Congresso Nacional, além de outros valores para outros políticos”, registra a Procuradoria-Geral da República. “Parte desse dinheiro deveria ser retirado do ‘caixa’ do Partido Progressista, formado com propina oriunda de contratos de empreiteiras com a Petrobras.” O PSDB nacional foi procurado e não respondeu aos questionamentos. Em outra ocasião, divulgou nota defendendo que o caso seja investigado. “O PSDB defende que todas as denúncias sejam investigadas com o mesmo rigor, independente da filiação partidária dos envolvidos e dos cargos que ocupam.” A Petrobras informou por meio de nota que não iria se manifestar, “uma vez que o assunto está sendo investigado pelas autoridades competentes”.

Tiririca: 100% de presença no ‘circo’ da Câmara.

Tiririca: 100% de presença no circo da Câmara

Tiririca: e achavam que o palhaço era ele

Mais um ano se passou e, como em outras ocasiões, o deputado Tiririca (PR-SP) foi um dos poucos parlamentares a comparecer a 100% das sessões da Câmara.

Autor do slogan “pior do que tá não fica”, o ex-palhaço talvez nunca imaginasse que suas palavras supostamente jocosas se tornariam tão proféticas da situação da Casa na qual é um dos poucos assíduos e certamente não o mais galhofeiro. Via Veja.

Lojas do Natal Shopping iniciam temporada de liquidações.

O mês mais quente do ano também está fervendo de promoções no Natal Shopping: por enquanto, mais de 30 lojas estão liquidando seus estoques e este número ainda deve aumentar ao longo de janeiro, com a mudança das coleções. A C&A, por exemplo, tem peças com até 60% de desconto, já a Equus liquida todo o estoque pela metade do preço.

Na Rio Center é possível encontrar até 40% a menos nos preços nos mais diversos setores da mega store. Outras lojas cheias de estilo para mulheres de atitude como Animale, Brooksfield Donna, Hope, Chica Fulô, Farm, Toli e D’Metal também estão com peças a preços especiais.

Os homens também podem aproveitar a oportunidade e adicionar novos itens ao guarda-roupa com as ofertas das lojas TNG, Malwee Adulto, Stalker, Stomp, e Luigi Bertolli, que estão com produtos com até 50% de desconto. Para aproveitar o ritmo das férias e começar uma atividade física neste início de ano, a Centauro e a World Tennis garantem itens com até metade do preço.

Prefeito de Alexandria/RN, é cassado suspeito de improbidade.

O prefeito de Alexandria Ney Moacir Rossato, do PSB, teve o mandato cassado ontem quarta-feira (6) durante sessão na Câmara Municipal. O prefeito foi afastado suspeito de improbidade administrativa. Alexandria fica na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Foram oito votos a favor da cassação e um contra. Edilberto Oliveira, vice-prefeito de Alexandria, morreu em 2013. Por isso, o presidente da Câmara assumiu o cargo. Raimundo Ferreira é do Partido Social Democrático (PSD) e é o novo prefeito da cidade.

“Repórter Record Investigação” tem novo dia e horário.

A partir do dia 14 de janeiro, o jornalístico “Repórter Record Investigação” será exibido em novo dia e horário. O programa comandado por Domingos Meirelles será exibido agora às quintas-feiras, mais cedo, às 23h30, depois do “Câmera Record”.

Aliás, toda quinta terá uma dobradinha jornalística, começando com o “Jornal da Record”, à 21h30, com Celso freitas e Adriana Araújo. Em seguida, vem o “Câmera Record”, com a apresentação de Marcos Hummel, e logo após, o “Repórter Record”, como já mencionado.

E a primeira reportagem do ano vai abordar um tema que acontece todos os dias em todo o país: a violência contra a mulher. Serão mostrados flagrantes e depoimentos inéditos que já sentiram na pele o que é ser uma vítima de companheiros covardes. Sentiram como é ser desrespeitada simplesmente pelo fato de andar nas ruas.

A matéria também vai falar dos “encoxadores”, que se aproveitam da superlotação no transporte público para atacar mulheres. Como esse grave problema pode ser solucionado? O “Repórter Record Investigação” foi atrás de respostas e você saberá tudo na próxima quinta, dia 14, às 23h30.

IBGE é autorizado a contratar 7,8 mil profissionais para pesquisas no país.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está autorizado a contratar 7.825 profissionais temporários para que trabalhem com pesquisas econômicas e sociodemográficas em caráter temporário. A autorização consta na edição de ontem quarta-feira (6) do Diário Oficial da União (DOU) e é assinada pelo ministro do Planejamento, Valdir Simão.

De acordo com a publicação, são 25 vagas para supervisor de pesquisa por telefone, 7.500 para agente de pesquisa e mapeamento e 300 para agente de pesquisa por telefone.

O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, com possibilidade de prorrogação, desde que o prazo total não exceda ao limite máximo de três anos.

A contratação vai ocorrer por meio de processo seletivo simplificado e a remuneração dos aprovados para as funções será definida pelo IBGE.

Ministério da Saúde realiza mudanças no Calendário de Vacinação.


Foram alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite. Também não será mais necessária a terceira dose da vacina de HPV. Os postos de saúde de todo o país já estão com novo calendário de vacinação para 2016. Estão sendo alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, que não será mais necessária a terceira dose. As mudanças, realizadas pelo Ministério da Saúde, começaram a valer a partir dessa segunda-feira (04).

“Essas mudanças são rotineiras. O Calendário Nacional de Vacinação tem mudanças periódicas em função de diferentes contextos. Sempre que temos uma mudança na situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas, fazemos modificações no calendário”, explicou o secretario de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi.

Portal do Sisu está no ar; candidatos já podem consultar vagas disponíveis.

Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu.

Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições poderão ser feitas do dia 11 ao dia 14 deste mês.
Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de 0 na prova de redação.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que poderá alterar as opções de curso de acordo com a nota.

O resultado da chamada regular será divulgado no próximo dia 18. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês. Aqueles que não forem selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 deste mês, segundo informou o Ministério da Educação. Participaram do Enem no ano passado 5,7 milhões de candidatos.

quarta-feira, janeiro 06, 2016

Governo Federal entrega quase 2 mil cisternas em escolas no Semiárido em 2015.

Balanço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) indica que foram construídas 1,7 mil cisternas para captação de água da chuva em escolas públicas do Semiárido em 2015. A ação foi possível graças à parceria da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com investimentos de R$ 23 milhões no programa Cisternas nas Escolas. O acesso à água é fundamental para garantir que os estudantes permaneçam em sala de aula durante o período de estiagem na região, além de combater a insegurança alimentar e nutricional.

Com orçamento total de R$ 69 milhões, o programa vai entregar 5 mil reservatórios até o final deste ano. Serão 255 municípios beneficiados nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. “A água armazenada serve tanto para consumo como para o preparo dos alimentos da merenda escolar. É um direito das crianças terem água de qualidade”, destaca o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

O sistema permite a captação de água da chuva que é armazenada em um reservatório com capacidade para até 52 mil litros de água. Construída com placas de cimento, a cisterna garante água de qualidade por até oito meses. “Os reservatórios também evitam a contaminação por verminoses e doenças, contribuindo para que as crianças entendam como conviver com a seca”, explica o secretário. Cada cisterna tem um custo médio de R$ 13 mil. Antes da construção do reservatório, pais e funcionários das escolas aprendem como armazenar e tratar a água. Durante a capacitação, também são abordados temas como higiene, segurança alimentar e nutricional e como conviver com a seca.

Aeroportos registram baixos índices de atrasos nos primeiros dias do ano.

Entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro, o índice de pontualidade dos 15 aeroportos que participam da Operação Fim de Ano chegou a 95,1%.

De acordo com o quarto balanço divulgado pela Secretaria de Aviação, das 15.174 partidas programadas, 4,9% saíram com atraso superior a 30 minutos. No ano anterior, o percentual verificado no mesmo período foi de 5,7%.

O resultado atende à meta definida pela secretaria, companhias aéreas e autoridades responsáveis pela gestão aeroportuária no país, que é manter os atrasos abaixo de 15%. Nos três balanços anteriores da operação, esse índice foi de 13% (10 a 15/12), 10,2% (16 a 20/12) e 9% (21 a 29/12).

A Operação Fim de Ano é um esquema especial montado para atender à alta demanda de passageiros da época, que começou no dia 10 de dezembro de 2015 e vai até o dia 10 de janeiro deste ano.
A expectativa é que até o fim da operação, 16 milhões de passageiros movimentem os 15 aeroportos que participam do esquema, com cerca de 157,6 mil pousos e decolagens. O número é 20% menor que o registrado na edição anterior da operação, quando 20 milhões de pessoas passaram pelos 15 maiores terminais do país.

Os terminais que integram a operação são: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT).

'Estamos chocados', dizem irmãos de brasileiro detido nu no Vaticano.

Dois irmãos do brasileiro Luis Carlos Giampaoli, de 44 anos, que foi detido ao entrar pelado na Basílica de São Pedro, no Vaticano na segunda-feira (4), estão chocados. “Fiquei muito triste. A última vez que vi ele foi há seis meses e ontem [terça-feira, 5] fiquei sabendo. O sonho dele era morar em Roma, ele conseguiu cidadania italiana, mas acho que estragou tudo agora”, conta a irmã Claudia João Paulo, que mora em Laranjal Paulista (SP). Ela confirmou que o homem no vídeo é o irmão.

Outro irmão que se diz chocado é o eletricista Alexandre João Paulo, morador de Cerquilho (SP). Ele tenta contato com Luis desde terça-feira e ainda não sabe onde o irmão está. “Ninguém do Itamaraty [Ministério das Relações Exteriores] nos ligou, e o Consulado Brasileiro na Itália está sem plantão por ser feriado hoje [quarta-feira, 6] no país. Então, não sei se meu irmão está preso, se ele está em um hospital psiquiátrico ou se ele vai voltar ao Brasil”, questiona.

No vídeo, feito por um turista local, Luis parece desorientado, usa apenas meias, tênis e carrega uma mochila preta. Ele levanta os braços e grita que não há solidariedade em Roma, dizendo que demorou 17 anos para conseguir a esperada cidadania italiana e agora teve que dormir nas ruas.

Como os irmãos ainda não tiveram contato com Luis, não sabem o motivo para ele ter entrado nu na igreja. Alexandre confirma que o irmão não estava hospedado em nenhum lugar. “Recebi há alguns dias atrás fotos dele mostrando as passagens. Fiquei muito feliz por ele, mas achei que ele estaria com uma quantia maior de dinheiro para ficar lá. Pelo que sei, mas não é certeza, ele ficou um dia hospedado em um hotel, ao custo de 30 euros [aproximadamente R$ 120] e gastou tudo o que tinha. Mas não sei se ele dormiu na rua, porque ouvi dizer que não deixam a pessoa dormir na rua, principalmente com o frio que faz lá”, conclui.

Simulador de direção agora é obrigatório em autoescolas.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informa que o simulador de direção, equipamento que aumenta a eficiência do curso preparatório para a emissão da CNH, é obrigatório em todo o território nacional desde 1º de janeiro deste ano. Essa medida consta da Resolução Contran nº 571, de 16 de dezembro de 2015, mas o texto não deixou claro que o prazo de 180 dias refere-se apenas ao cumprimento das exigências previstas na Resolução Contran nº 358 de 2010.

Em função disso, alguns Detrans passaram a divulgar que a implantação do simulador de direção veicular teria sido prorrogada por mais 180 dias, o que não é verdade. Para corrigir esse equívoco, o Contran publicou, nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial da União, uma deliberação para esclarecer a situação.

Ex-goleiro Bruno diz que não é "tio Patinhas" e está falido.

O ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio, afirmou ontem terça-feira (5) que está falido e, ao contrário do que pessoas imaginam, ele não tem dinheiro guardado.

"Quando se fala em Bruno, tem muita gente que acha que o Bruno é um tio Patinhas da vida, acha que o Bruno tem uma fortuna guardada lá fora. Eu perdi tudo, financeiramente zerado", declarou o jogador em entrevista concedida à Rádio Itatiaia.

Atualmente, Bruno cumpre pena na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Santa Luzia, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Questionado se houve exploração indevida por causa do caso Eliza Samudio, o jogador afirmou que muitas pessoas aproveitaram da sua situação.

"Não vou citar nomes, não é legal, mas quando fui preso (em 2010), logo no início do meu caso, lógico que você fica psicologicamente muito abalado e você acredita em qualquer coisa que o advogado fala. Está desesperado. Então pessoas aproveitaram muito dessa situação, no início', afirmou Bruno. 

"Penso num futuro melhor para mim e para a minha família. Acredito que isso vai ser a consequência do que eu vou plantar e, com o passar do tempo, eu tenho certeza que vou recuperar', salientou.

Segundo ele, na atual unidade prisional, teve a oportunidade de voltar a estudar, e a participar de cultos religiosos.  Via bol.

Gay assumido, ator Colton Haynes fala sobre experiência homossexual.

Colton Haynes, famoso por atuar em séries como Arrow (no papel de Roy Harper/Arsenal) e Teen Wolf (Jackson Whittemore) assumiu a sua homossexualidade em seu Tumblr, no último sábado (2).

“Quando descobri que o Colton Haynes tinha um passado gay secreto fiquei tão excitado, apesar de saber que não faz diferença nenhuma na minha vida”, disse um usuário da rede social. O próprio estranhou a repercussão do fato na mesma rede social.

Ele respondeu o internauta: “Isso era segredo? Vamos todos aproveitar as nossas vidas e não ter quaisquer arrependimentos”.

Homem morre após ataque de tamanduá-bandeira em Minas Gerais.

Um homem de 41 anos morreu após ter sido atacado por um tamanduá-bandeira no vilarejo de bom Sucesso, zona rural de Diamantina (292 km de Belo Horizonte), em Minas Gerais. Ele foi localizado pelo Corpo de Bombeiros, ontem terça-feira (5), com vários ferimentos e um sangramento intenso na artéria femoral. 

Segundo os bombeiros, a corporação foi acionada por familiares da vítima, que disseram ter presenciado o ataque. Os soldados precisaram entrar em uma mata densa e caminhar por uma hora até onde estava José Martins Rodrigues de Souza.

Os primeiros socorros foram feitos no local e foi feito pedido de auxílio de um helicóptero para retirá-lo da região. No entanto, conforme os bombeiros, o homem teve uma parada cardiorrespiratória antes de ser clocado na aeronave.

Em seguida, foram feitas manobras de ressuscitação, mas ele não resistiu. O animal, que segundo relato de testemunha que acionou os bombeiros, teria sido acuado pelos cachorros de Souza, não foi localizado.

Parentes de Souza disseram que ele era garimpeiro e morava no local com a família. Após ouvir o latido de seus cães, na área do quintal, foi checar o que estava acontecendo. Nesse momento, foi atacado pelo animal, sofrendo cortes nos braços e nas pernas.

Diretor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato de Lima Santos informou que ataques de tamanduás não são recorrentes, mas frisou que o animal, quando se sente ameaçado, tem um importante mecanismo de defesa.

"Em princípio, é um animal bastante inofensivo, mas tem um mecanismo de defesa importante, que é através das garras dele. Ele tem unhas bastante desenvolvidas. Quando acuado, ele pode reagir de forma a atacar seu potencial agressor. Nessas condições, o ataque pode ser bastante perigoso', explicou.

Conforme o especialista, uma vez nessa situação, o tamanduá fica de pé, apoiado nas patas traseiras, e tende a atacar envolvendo o oponente numa espécie de "abraço", utilizando as garras. Via bol.

Sucesso! “Troca de Família” voltará a ser exibido na Record.

Uma das grandes surpresas de 2015 na Record foi o retorno do programa “Troca de Família”. A atração, exibida à noite e apresentada por Chris Flores, que estava fora do ar desde sua saída do “Hoje em Dia”, mostrava as histórias mais polêmicas das quatro primeiras edições.

A temporada de reprises foi um grande sucesso em audiência e o programa foi confirmado na grade da Record este ano. De acordo com informações do jornalista Fernando Oliveira, da coluna “Zapping”, a nova leva de episódios do “Troca de Família” foi antecipada pela emissora.

O programa voltará ao ar no dia 12 deste mês, desta vez em esquema semanal, exibido apenas às terças. Ao todo, serão 13 novos capítulos do reality. No horário que antes era ocupado pela atração, às quintas, entrarão os jornalísticos “Câmera Record” e “Repórter Record Investigação”.

Uma pessoa morre a cada 3 horas por câncer de pele.

Tão frequente no verão brasileiro, a busca pelo bronzeado pode esconder uma estatística preocupante: em dez anos, o número de mortes por câncer de pele cresceu 55% no país, segundo levantamento feito pela reportagem com base em dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Embora tenha as maiores chances de cura se descoberto precocemente, o tumor de pele matou 3.316 brasileiros somente em 2013, último dado disponível, média de uma morte a cada três horas. Dez anos antes, em 2003, foram 2.140 óbitos.

Segundo especialistas, o envelhecimento da população, o descuido com a pele durante a exposição solar e a melhoria nos sistemas de notificação da doença são as principais causas do aumento do número de vítimas desse tipo de câncer.

“Gerações que tiveram grande exposição ao sol sem proteção estão ficando mais velhas e desenvolvendo a doença”, diz Luís Fernando Tovo, coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Atores globais estão em Mossoró/RN para gravação da nova novela das nove, “Velho Chico”.

Uma fazenda no município de Baraúna/RN, há 36 quilômetros de Mossoró/RN, será cenário dos primeiros capítulos da novela global  “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

As gravações começaram ontem terça-feira (05) com atores consagrados como Carol Castro, Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes e Rodrigo Lombardi. Eles estão hospedados no Hotel Thermas de Mossoró desde segunda-feira (4).

Rodrigo Santoro, que volta a fazer novela na Globo depois de 12 anos, será protagonista da história, mas ele participará apenas da primeira fase. Na fase seguinte o personagem será interpretado por Antônio Fagundes.

Contada em duas épocas diferentes, a primeira fase da novela se passará em 1968 e terá 18 capítulos. “Velho Chico” estreia no primeiro semestre de 2016.

Eduardo Cunha arquiva pedido de impeachment contra Michel Temer.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) arquivou o segundo pedido de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer. O entendimento é de que não há elementos suficientes para a abertura desse processo. Em dezembro, Cunha já havia arquivado pedido semelhante, feito pelo deputado federal do Rio de Janeiro, Cabo Daciolo.

Na época, Cunha argumentou que o documento não havia cumprido todos os requisitos formais. Não tinha firma reconhecida em cartório de notas. Os argumentos dos dois pedidos de impeachment arquivados era de que Michel Temer assinou decretos suplementares descumprindo leis orçamentárias quando exercia a função de presidente, na ausência de Dilma Rousseff. Esse mesmo argumento foi usado para abertura de processo contra a presidenta Dilma, ação que foi aceita por Eduardo Cunha, no dia 2 de dezembro.

Denílson Silva jogador de base de João Câmara/RN é promovido para o time profissional do América de Natal/RN.

O América-RN "achou" três reforços para a temporada 2016 dentro do próprio clube. Destaques das competições de base do ano passado, três jogadores da equipe sub-17 foram promovidos ao time profissional. São eles: o volante Renato, o meia Anthony e o centroavante Denilson. 

Denílson Silva é do município de João Câmara/RN e sagrou-se campeão e foi o artilheiro da última Copa RN de futebol sub-17 fazendo 6 gols em 6 jogos e uma média de 1 gol por partida pelo América de Natal/RN .

O objetivo da comissão técnica do América é dar mais experiência aos garotos.

- Recebemos ótimas informações e observamos estes jogadores em partidas do sub-17. Mostraram grande potencial e vamos observá-los durante os treinamentos com a equipe profissional. Lógico que não chegam para jogar logo de início e salvar a pátria. Não podemos queimar etapas. Vamos trabalhá-los desde a parte psicológica até a técnica. Eles têm qualidades e vamos buscar aprimorar isso - declarou o treinador Aluísio Moraes.

Homens da Força Nacional impedem fuga de detentos em Alcaçuz.

De acordo com informações do diretor da Unidade Eider Brito, quatro detentos do pavilhão 1 fizeram um buraco na parede e conseguiram sair do pavilhão.

Homens da Força Nacional que estavam fazendo a campanha no local perceberam a ação dos detentos e começaram a disparar para o alto para chamar a atenção dos presidiários.

Além dos tiros, os agentes fizeram uso de bombas de efeito moral para tentar conter os detentos, que logo em seguida foram relocados de volta para dentro do pavilhão. Com o barulho dos tiros, os demais detentos começaram a fazer barulho, mas logo foram contidos pelos agentes.

Ministério da Saúde deve mudar notificação federal de zika.

O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, afirmou em entrevista que a pasta deverá analisar nos próximos dias os dados sobre zika coletados nos chamados laboratórios sentinela e, a partir daí, uma decisão será adotada sobre o formato de notificação da doença. “Considero promissora a ideia de adotarmos um modelo híbrido, que amplie o número de laboratórios que fazem as coletas, mas que não seja universal, como o que está sendo feito em Pernambuco e Bahia”, afirmou.

Como não há um kit de diagnóstico que consiga identificar a presença de anticorpos de zika no sangue, o acompanhamento da infecção é feito por meio de centros avançados de pesquisa. Unidades de atendimento escolhidas pelo ministério ficam encarregadas de acompanhar o número de casos atendidos e fazer exames em parte dos pacientes para serem enviados para análise de especialistas. Os dados são analisados por amostras e depois projetados para toda população. A ideia de Maierovitch é ampliar esse número de espaços de coleta, para que essa amostra seja ainda maior.

Ele reconheceu ser “tentador” partir para um formato de notificação compulsória, em que todos os casos suspeitos são notificados, desde que a presença do vírus seja comprovada na região. Esse é o modelo usado, por exemplo, para dengue e chikungunya, doenças transmitidas pelo mesmo vetor do zika vírus o Aedes aegypti.

Facebook passa a permitir download de álbuns de fotos.

O Facebook é há algum tempo o lugar preferido dos internautas para publicar suas fotos. A plataforma se tornou a versão virtual dos famosos álbuns em que guardávamos fotos pessoais, de viagens e festas, por exemplo, e que as próximas gerações sequer saberão o que significaram. O armazenamento de imagens na rede social de Zuckerberg é relativamente bom, mas havia um fator que incomodava os usuários: a dificuldade em fazer download de grandes quantidades de fotos.

Até o momento, quem quisesse resgatar os arquivos da plataforma deveria faze-lo salvando imagem por imagem. Se a quantidade fosse grande, o trabalho também seria. A partir de agora, no entanto, este deixará de ser um problema. Isso porque uma nova ferramenta permite que o usuário faça o download do álbum inteiro de uma só vez. A novidade está localizada dentro opção de configurações, no canto superior dos álbuns. Basta clicar em “Baixar álbum” e aguardar o download. Uma notificação surge quando a operação termina. Em caso de grandes quantidades de fotos, o arquivo vem em uma pasta zipada. A atualização já está disponível para toda a base de usuários no Brasil. Via Revista Exame.

terça-feira, janeiro 05, 2016

Ator Antônio Pompêo é encontrado morto em casa, no Rio, aos 62 anos.

Conhecido por ter atuado em novelas, como "O Rei do Gado" e "Mulheres de Areia", e em filmes, como "Xica da Silva", o ator Antônio Pompêo, de 62 anos, foi encontrado morto em sua casa, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 5.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o rabecão da corporação foi acionado por volta das 16h45 pela Polícia Militar. A princípio, o ator estaria morto há mais de dois dias, mas essa informação será confirmada após perícia no Instituto Médico Legal, para onde o corpo foi encaminhado.

Foi Aldineia Silva, amiga e vizinha do ator, quem estranhou o sumiço repentino de Pompêo e acionou a Polícia Militar. Ao EGO, ela conta que o amigo não retornou suas ligações e que, ao chegar na casa dele, encontrou a janela aberta e sentiu um odor muito forte.

"Senti falta dele. Passei uma mensagem pelo celular, como sempre fazíamos, e ele não visualizou, nem me deu retorno. Então me preocupei. Vendo a janela dele aberta, o que não era de costume, estranhei. E vinha um odor forte na minha varanda... Liguei para o proprietário do apartamento, que pediu pra chamar polícia. Quando a polícia chegou, constatou que ele estava morto. Acreditamos que já estava desde domingo. O corpo estava muito debilitado e com um odor muito forte", diz, abalada.

O ator morava sozinho no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, e tinha uma filha, que já foi avisada da morte do pai pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (SATED/RJ), entidade na qual Pompêo ocupava um posto de diretoria. A causa da morte do ator ainda não foi divulgada.

A assessoria de comunicação da Polícia Cívil divulgou um comunicado dizendo que um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias da morte. Via g1.

Barack Obama restringe acesso de americanos a armas de fogo.

O presidente Barack Obama anuncia nesta terça-feira (5) a ampliação das regras para revisão de antecedentes criminais para a venda de armas. Com o decreto, assinado por Obama, o governo tenta diminuir os ataques por arma de fogo que, a cada ano, causa 30 mil mortes segundo as estatísticas oficiais. Em linhas gerais, o decreto tem quatro objetivos principais. A maior revisão de antecedentes, com a qual o governo americano pretende que armas não sejam vendidas a criminosos ou a pessoas com passagem pela polícia.

Com isso, a expectativa é diminuir a criminalidade nas comunidades. Além disso, pretende-se que os estados sejam obrigados a aumentar o financiamento para o tratamento de enfermidades mentais e registrá-las junto ao sistema de revisão de antecedentes criminais. Por último, determinar mais financiamento para tecnologia de financiamento de armas.

Algumas ações da 16ª Dired em João Câmara/RN no ano de 2015.



A Diretoria Regional de Educação da Cultura e  Desporto – 16ª DIRED, foi criada em 12 de agosto do ano de 2000, através da portaria nº 15035/2000, pelo então Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, Luiz Eduardo Carneiro, tendo como sede o município de João Câmara/RN.

16ª DIRED – Circunscrição.
João Câmara
Parazinho
Jandaíra
Pedra Grande
São Bento do Norte
Caiçara do Norte
Pedra Preta
Jardim de Angicos
Bento Fernandes.

Estaremos aqui destacando algumas ações que ocorreu no ano de 2015. 

MATRICULA EM 2015. 
874 - E.E. ANTÔNIO GOMES
1.290 - E.E. F. ASSIS BITTENCOURT  
282 - E.E. Pª. MARLUCE LUCAS  
689 - E.E. CAP. JOSÉ DA PENHA
423 - E.E.SEN. J. CÂMARA
433 - E.E. GODOFREDO CACHO
596 - E.E. SEM. DINARTE MARIZ
129 - E.E. JOÃO FERREIRA DA ROCHA
448 - E.E. Pª CONCEIÇÃO MESSIAS
195 - E.E. F. PEDROZA
96 - E.E. CEL. M. TEIXEIRA
175 - E.E. M. TEIXEIRA
198 - E.E. PRª. GERCINA BEZERRA
53 - E.E. PRO. MIGUEL MONTEIRO
282 - E.E. J. PINTO FREIRE
470 - E.E. CARMEM COSTA
853 - E.E. EST. F. FILHO
7.486 alunos   17 escolas.

Inspeção Escolar.
Orientações e Acompanhamento Calendário Escolar/ DIRED/SEEC;
Registros e Autenticação de Certificados e Históricos – DIRED/SOINSPE/SEEC;
Autorizações /Validações de Documentos Escolares;
Orientações para regularização da Escolaridade do Aluno;
Envio de Atas para SOINSPE/SEEC;
Orientações de Escrituração Escolar;
Atualização  do Processo de Reconhecimento /Criação/ Credenciamento das Escolas (Estaduais e Privadas);
Visita as Escolas.


DESPORTOS.
Apresentação da Proposta de Trabalho  - 2015;
Calendário Jogos Escolares – Intercalasse;
JERNS – 2015/ 16ª DIRED/CODESP /SEEC/RN;
1º de maio - Corrida do Trabalhador;
Atividades alusivas ao dia Municipal da Cultura;
 I Arraiá Estudantil da 16ª Dired;
I  FESTAME – I Festival Estudantil da 16ª Dired.


Setor Administrativo.
Documentos do Servidor Recebidos e encaminhados via malote DIRED/SEEC;
Processos encaminhados - licenças, aposentadorias, remoções, remanejamentos e promoções de servidores,
Planejamento de recesso e férias dos servidores da DIRED.


SETOR ADMINISTRATIVO/ FINANCEIRO.
Elaboração do plano de aplicação dos recursos da DIRED;
Prestações de Contas  - Em tempo hábil;
Pagamento de bolsas – DIRED/SEEC/RN;
GEFIP -  DCTF - DIPJ  - RAIS /Encaminhamento na Receita Federal;
Orientação para alimentação do Sistema – SAGEP;
Aquisição de Certificado Digital;
Certidões das Escolas - levantamento situacional junto a Caixa Econômica Federal.


GESTÃO ADMINISTRATIVA.
Encaminhamento de processos – [Licença – Aposentadoria- Remoção – Remanejamento - Promoções de Servidores];
Orientação para alimentação do SAGEP;
Entrega de Prestação de Contas – Escolas/ DIRED em tempo hábil
Regularidades das Certidões das Escolas/ Caixa Escolar;
Encaminhamento de professores concursados as escolas;
Apoio aos Jovens nas ações estudantis.
PUBLICAÇÕES
10 - Processos de Aposentadoria;
6 - Licenças Especiais.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA.
Participação das ações de Formação continuada – DIRED/SUEJA/SEEC-RN;
Funcionamento da Comissão Permanente de Avaliação;
Estudos sobre Legislação da EJA;
Incentivo a Implementação do Ens. Médio/EJA  na E. E. Cap. José da Penha.


CENSO ESCOLAR – 2015.
TREINAMENTO - CADASTRAMENTO/ EDUCACENSO
ORIENTAÇÕES - VERIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO DO ALUNADO.

GESTÃO DA APRENDIZAGEM.
Reunião mensal com Gestores Escolares;
Elaboração do PTA/DIRED /Escolas;
Visitas as Escolas;
Acompanhamento da Frequência Escolar (relatórios);
Garantia do Transporte Escolar;
Orientação  para aplicação da Provinha Brasil;
Indicadores de avaliação externa - IDEB; 
Acompanhamento de Projetos realizados nas escolas;
Incentivo de Projetos  de iniciação científica nas escolas;
Seminário do Plano Nacional de Educação-PNE/PME.


EDUCAÇÃO ESPECIAL - DIRED/SUESP/SEEC/RN.
Orientação sobre os recursos  para acessibilidade nas
escolas;
Gestão educacional - Educação Especial nas escolas;
Orientação para a matricula antecipada de alunos – NEE;
Participação nas ações de Formação continuada –
DIRED/SUESP-SEEC/RN;
Reunião e encaminhamento de Intérpretes de Libras. 

Algumas Imagens que marcaram 2015.